GPS Brasília comscore

Argentina toma susto, mas passa pela Holanda nos pênaltis

Jogo foi movimentado nos 90 minutos e a vaga portenha só veio na última cobrança

Compartilhe:

A Argentina está classificada para a semifinal da Copa do Mundo do Catar. A vaga veio com a vitória de 4 x 3 sobre a Holanda na disputa de pênaltis, após as equipes ficarem no 2 x 2 com a bola rolando. A partida foi disputada nesta sexta-feira (9) no Estádio de Lusail, em Doha.

O craque Lionel Messi foi responsável pela jogada sensacional que deu origem ao gol do lateral Molina. O astro do PSG (França) puxou o contra-ataque, driblou um adversário e achou um lindo passe para a abertura do placar aos 34 minutos da primeira etapa. O segundo tempo teve Messi batendo falta com muito perigo aos 17 minutos. Aos 27, o atacante cobrou com perfeição um pênalti sofrido por Acuña para fazer 2 x 0.

Na pressão final, a Holanda descontou com o atacante Weghorst de cabeça após falha da marcação argentina. E, incrivelmente, aos 56 minutos da etapa final, Weghorst (que entrou no gramado aos 32 da etapa final) aproveitou cobrança de falta de Berghuis por baixo da barreira para finalizar e levar o confronto para a prorrogação.

No tempo extra as equipes buscaram o gol de lado a lado, mas as defesas foram mais eficientes e o placar permaneceu inalterado, com o melhor lance no último minuto da prorrogação, quando Enzo Fernandez bateu da intermediária, de direita, e a bola explodiu na trave direita e saiu pela linha de fundo. A igualdade fez com que a vaga fosse definida nos pênaltis.

Mas na disputa das penalidades máximas entrou em ação o outro herói do jogo. O goleiro Martínez defendeu as cobranças do zagueiro Van Dijk e de Berghuis para levar os sul-americanos à próxima fase com o placar de 4 x 3.

**Recordes de Messi**
Além de ser um dos protagonistas da classificação, Lionel Messi teve ao menos outros dois motivos para comemorar. Ele completou 24 jogos em Copas, se tornando, ao lado do alemão Miroslav Klose, o segundo atleta com mais partidas na história da competição. E está a apenas um jogo do também alemão Lothar Matthäus, que entrou em campo em 25 oportunidades em mundiais de seleções. E com o gol de pênalti diante da Holanda, Messi chegou ao décimo em Copas, se igualando ao lendário centroavante Gabriel Batistuta na liderança da artilharia argentina em mundiais.

Agora, a Argentina medirá forças com a Croácia, a partir das 16h (horário de Brasília) da próxima terça-feira (13) no Estádio de Lusail, para buscar a classificação para a grande final do Mundial do Catar. **(Agência Brasil/EBC)**

**HOLANDA 2 (3)**
Noppert, Timber, Van Dijk e Aké; Dumfries, De Roon (Koopmeiners), Frenkie de Jong, Gakpo (Lang) e Blind (Luuk de Jong); Bergwijn (Berghuis) e Memphis Depay (Weghorst).
**Técnico:** Louis van Gaal

**ARGENTINA 2 (4)**
Emiliano Martínez, Cristian Romero (Pezzella), Otamendi e Lisandro Martínez (Di María); Molina (Montiel), Enzo Fernández, De Paul (Paredes), Mac Allister e Acuña (Tagliafico); Messi e Julián Álvarez (Lautaro Martínez)
**Técnico:** Lionel Scaloni

**Gols:** Molina, aos 34 minutos do primeiro tempo, Messi (pênalti), aos 27, e Weghorst, aos 37 e aos 55 minutos do segundo tempo.

**Árbitro:** Mateu Lahoz, auxiliado por Pau Devis e Roberto Díaz

**Estádio:** Lusail