GPS Brasília comscore

Tite confirma que deixa a seleção brasileira após a eliminação

O técnico Tite afirmou, em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (9), que encerra seu ciclo na seleção em paz, mesmo após desclassificação nas quartas de final da Copa do Catar após derrota para a Croácia na disputa de pênaltis. Esta foi a segunda oportunidade na qual a seleção brasileira foi eliminada nesta fase de um Mundial sob o comando do treinador – em 2018, a algoz foi a Bélgica.

“A derrota foi dolorida, mas estou em paz comigo mesmo. É o fim de ciclo. Eu já havia anunciado há mais de um ano e meio, não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para vencer e depois fazer drama para ficar”, declarou.

Apesar da derrota por 4 x 2, nas penalidades máximas, após igualdade de 1 x 1 na prorrogação, no Estádio Cidade da Educação, Tite afirmou que a campanha no Catar deixa ao menos um legado: o início de uma nova geração na seleção brasileira. “Tem uma geração bonita surgindo. Ela vai se fortalecer nas adversidades, no crescimento”.

O comandante da seleção brasileira também foi questionado sobre o gol sofrido por sua equipe já aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, que levou ao empate no marcador e à disputa de pênaltis. “Não acho que nos desorganizamos. Primeiro, estávamos em uma ação ofensiva, colocando volume na frente, e a jogada foi quebrada. Após ela ser quebrada e pressionada, tivemos com o Pedro a infiltração do Fred, uma bola espirrada na frente. O Danilo dá e volta, e nesse vai e vem uma bola puxa fundo. Conseguimos voltar e fechar a parte central do campo, mas a bola veio para trás. Houve a finalização, desvio e entrou, em uma única finalização”.

Outro assunto abordado foi a opção de deixar Neymar para realizar a última cobrança de pênalti da série inicial (como a Croácia foi mais efetiva, o camisa 10 do Brasil nem chegou a bater o seu pênalti): “Neymar é o quinto e decisivo pênalti. Fica com a maior pressão o jogador que tem mais qualidade e a [força] mental para fazer a cobrança”, disse.

Ele também fez questão de asumir sua responsabilidade na derrota. “Dividimos alegria, dividimos a tristeza. Queríamos dar essa alegria. Nós estamos sentidos, com nossos familiares, conosco. Todos somos responsáveis, não tem hipocrisia de dizer que é só um, não coloquem herói ou vilão. Eu perdi um título Brasileiro nas mesmas circunstâncias que foi agora, o futebol te permite um chute desviado, na única finalização, e o seu goleiro não fazer uma defesa durante o jogo”, confessou Tite.

Para Tite, a fase eliminatória da Copa castigou o bom trabalho até aqui. “A equipe toda perde. No jogo seguinte fizemos um primeiro tempo com efetividade, quatro gols. Viemos para esse jogo, criamos um volume muito grande, com número de participações efetivas em finalizações, goleiro deles melhor em campo. Talvez a precisão não foi o suficiente, talvez poderia ter sido mais”, analisou.

O treinador que evitou fazer um balanço dos seis anos no comando da Seleção Brasileira. “O tempo pode responder melhor. A dor, por mais humana, coerente, consciente que eu possa ter, a emoção está aflorada. Não tenho condição de avaliar todo o trabalho realizado. Com o passar do tempo vocês farão essa avaliação. Não tenho essa capacidade agora depois de uma eliminação”, finalizou.

Tite é o segundo treinador a perder a disputa de duas Copas do Mundo consecutivas – o primeiro foi Telê Santana, em 1982 e 1986. Zagallo também perdeu duas Copas, as de 1974 e 1998, mas foi campeão do mundo em 1970 e em 1994, quando ocupava a função de coordenador do grupo treinado por Carlos Alberto Parreira – que, novamente como treinador, perdeu a Copa de 2006 e como coordenador, a de 2014.

Na história da seleção brasileira em Copas do Mundo, cinco treinadores foram campeões: Vicente Feola (1958), Aymoré Moreyra (1962), Zagallo (1970), Parreira (1994) e Luiz Felipe Scolari (2002). Em quase um século de Copas do Mundo, apenas um técnico foi bicampeão mundial: Vittorio Pozzo, da Itália, que ganhou as edições de 1934 e 1938. **(com Agência Brasil/EBC e CBF.com)**

Veja também

A verdadeira beleza da pele vai muito além dos cuidados …

Aproveite a chegada da nova estação para variar nos rótulos

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI