O principal evento ambiental do mundo, o _Energy Globe World Award_, realizado em Viena, na Áustria, premiou a startup **Eco Panplas**. O troféu ganhou a categoria _“Água”_ por apresentar os resultados positivos de seu sistema de reciclagem de embalagens plásticas contaminadas com óleo lubrificante.
A celebração engloba mais de 3 mil projetos de 180 países diferentes e visa apresentar soluções sustentáveis. O projeto premiado é sobre um novo conceito que a Eco Panplas trouxe para o processo de reciclagem de embalagens plásticas de óleo lubrificante. Descontaminadas sem a utilização de água, sem geração de resíduos e com rastreabilidade.Os resultados são benefícios socioambientais de impacto para toda cadeia produtiva, sociedade e meio ambiente.
_“Estamos apresentando ao mundo um novo conceito de reciclagem aliada a uma tecnologia e processo inovador que desenvolvemos, composto por equipamentos e processos patenteados. Já temos esse sucesso consolidado em uma operação para as embalagens de óleo lubrificante, na nossa planta produtiva em Hortolândia, sendo possível replicar para outros plásticos”_, explica Felipe Cardoso, CEO da Eco Panplas.
O principal diferencial deste projeto está na recuperação do óleo residual das embalagens, que garante a qualidade para a fabricação de uma nova embalagem sem o uso do material virgem. Segundo a Eco Panplas, a cada 10 milhões de embalagens de óleo lubrificante processados são recuperadas 500 toneladas de plástico reciclado e 17 mil litros de óleo.