Desde a tarde da quarta-feira (17), o serviço de agendamento de emissão de passaporte pela internet está temporariamente indisponível, de acordo com divulgação feita pela Polícia Federal. A causa da instabilidade não foi oficialmente revelada, mas o órgão afirma que está trabalhando para o mais rápido restabelecimento do serviço, que será retomado quando a integridade do sistema estiver garantida.
Ainda segundo a PF, os agendamentos realizados previamente para emissão de passaportes serão atendidos normalmente na data e horário marcados. Para os viajantes que não têm viagem programada para os próximos 30 dias, a recomendação é aguardar a normalização do serviço.
“Àqueles que comprovadamente tenham necessidade da emissão do documento de viagem nos próximos dias devem enviar a documentação comprobatória da urgência a uma unidade emissora de passaporte”, disse em nota a PF.
Aqueles que precisem do documento para viajar em breve devem enviar a uma unidade de emissão de passaporte os documentos que comprovem a urgência da viagem. A lista de agências emissoras de passaporte pode ser encontrada no site da instituição.
A Polícia Federal investiga uma tentativa de invasão nos sistemas da corporação no início da semana. De acordo com a PF, após a detecção da possível invasão, a corporação suspendeu por precaução a plataforma de agendamento de emissão de passaporte. Ainda não há detalhes a respeito da invasão e dos possíveis autores do ataque hacker.