Muito aguardada pelos entusiastas, a 57ª edição da São Paulo Fashion Week, considerada a maior Semana de Moda da América Latina, fez sua estreia no último dia 9 de abril com um aclamado desfile da marca Aluf, que emocionou os espectadores ao desfilarem em companhia da Orquestra Sinfônica de Heliópolis.
Até o dia 14 de abril, cerca de 27 marcas vão riscar as passarelas nos shoppings Iguatemi São Paulo e JK Iguatemi, além de outros locais da cidade. Pra ficar ligado no que já rolou, é só seguir a leitura:
Dia 02 (10 de abril)
No segundo dia de desfiles, tivemos o retorno de Lilly Sarti, que completa 18 anos em 2024 e trouxe a sua coleção de primavera-verão, Sofia, para as passarelas. Com referências da Ásia Oriental interpretadas sob um viés ocidental, a coleção tem um toque nos anos 70.
Outro estilista que abrilhantou o segundo dia foi o paranese Lino Villaventura, que trouxe um line-up de nomes famosos como Isabella Fiorentino, Reynaldo Gianechinni e Ticiane Pinheiro para apresentar sua coleção de outono-inverno, com muitos patchworks, jacquards e texturas diferenciadas.
O projeto Cria Costura foi a terceira marca da noite e emocionou os convidados com sua coleção romântica cheia de peças ricas em texturas, babdos, brilhos, e camadas.
O dia se encerrou com o desfile da Reptilia, marca estreante nas passarelas da SPFW. A marca da arquiteta Heloísa Strobel teve grande destaque com suas criações em veludo e modelagens arquitetônicas.
Dia 03 (11 de abril)
Conhecida por suas peças em couro, a estilista Patricia Viera foi quem abriu o terceiro dia de desfiles da SPFW. Inspirada nas cores e belezas do hotel Explora, no Peru, as peças tiveram pegada country com abundância de franjas e couro. Patricia também proporcionou uma experiência sensorial aos convidados com a BYNOMADS, que perfumou a passarela durante sua apresentação.
A Fauve, marca estreante na SPFW trouxe uma coleção de tons neutros com silhueta ampliada e detalhes florais. Em peças de tules, malha e alfaiataria, o destaque ficou para as peças sem alças, que deixavam os decotes livres.
A estilista Renata Buzzo faz em sua coleção uma analogia à perseguição feminina ao longo da história, por meio da fábula de uma mulher raposa que é perseguida por um porco. Inspirada nos anos 60, corsets e vestidos são repletos de elementos históricos e culturais. A atriz Danielle Winitts desfilou para a marca.
Dia 04 (12 de abril)
Para hoje, estão previstos no Iguatemi São Paulo os desfiles dos estilistas Weider Silveiro, Rafael Caetano e Catarina Mina, que faz sua estreia no SPFW. Já as marcas Thear, Martins e o estilista Walério Araújo, aportam no JK Iguatemi para apresentar suas novidades.
Vale lembrar que neste fim de semana ainda tem muita SPFW pra rolar, com a presença das marcas Gefferson Vila Nova, Igor Dadona e Maurício Duarte, que desfilarão no Iguatemi São Paulo neste sábadi. Já para o fim da tarde, também no sábado, as marcas Dendezeiro, Forca Studio e André Lima abrilhantam o JK Iguatemi.
E para encerrar a fashion week mais amada pelos brasileiros, Glória Coelho, Amapô Jeans e o estilista João Pimenta prometem surpresas em ambientes externos. Alguns seguem sendo segredo, mas já podemos adiantar que o desfile de João Pimenta será na cobertura do histórico Edifício Martinelli, como parte dos festejos pelo centenário do prédio.