Argentina, Mercedes Urquiza, ao lado de seu marido, Hugo Maschwitz, saiu de Buenos Aires e se uniu aos candangos na construção de Brasília. A aventura da vinda para o País e das experiências que viveu por aqui na época foram contadas no livro ‘A Trilha do Jaguar: na Alvorada de Brasília’, publicado em 2018.
O segundo livro escrito por Mercedes já tem título e data para ser lançado. Em ‘A Nova Trilha do Jaguar: De Brasília, Minhas Memórias’, Mercedes nos brinda com relatos e narrativas que falam de momentos únicos, de sua vida na nova capital como jornalista, empresária de turismo e como mãe de uma família que formou em Brasília, com o nascimento de suas duas filhas, cinco netos e seis bisnetos.
“Aos 64 anos de vida, Brasília é a cidade contemporânea mais admirada do planeta. O mundo se curva diante da saga de nosso povo que se deu as mãos para construir um futuro melhor. Nossas histórias, algumas reproduzidas em meus dois livros, estão gravadas para sempre em cada tijolo da capital da esperança”, afirma Mercedes.
Com uma narrativa intimista, permitida apenas aos que, junto com o presidente Juscelino Kubitschek viveram esse sonho, a pioneira nos coloca em contato com lugares que fizeram história na cidade como os restaurantes Chez Willy, a pizzaria Kazebre 13 e a boate Tendinha, entre outros.
A obra ganhará uma noite de autógrafos na galeria Celso Junior, no dia 16 de abril. No evento, fotos do sueco Ake Borglund estarão expostas em papel fine art, no mais alto padrão museológico, que estarão à venda para os interessados.
Serviço
Lançamento do livro de Mercedes Urquiza: ‘A Nova Trilha do Jaguar: De Brasília, Minhas Memórias’
Local: Galeria Celso Junior
Data: 16 de abril
Horário: 18h30