GPS Brasília comscore

Começa domingo a Copa do Mundo que derrubou a cúpula da Fifa

Quando a **Al Rihla** (nome dado à bola da oficial da Copa do Mundo, fabricada pela Adidias e que significa “a jornada”) rolar para **Catar x Equador, no próximo domingo, às 13h**, no Al Bayt Stadium, o futebol estará escrevendo o epílogo de um escândalo que tragou a toda-poderosa cúpula da FIFA (Federação Internacional de Futebol, sigla mais correta em português).

Mais que um jogo morno entre os dois azarões do Grupo A, integrado ainda por Senegal e Holanda, **a abertura da Copa do Mundo de 2022 põe ponto final na história de suspeitas corrupção, denúncias de más condições de trabalho dada aos operários estrangeiros e venda de votos para escolha das sedes**, que marcou a escolha de Rússia e Catar para abrigar as Copas de 2018 e 2022.

Rússia e Catar foram indicados ao fim do chamado rodízio continental. Na disputa por 2018, Bélgica e Holanda; Inglaterra; Portugal e Espanha; e Rússia apresentaram suas candidaturas, com os russos sendo escolhidos em dezembro de 2010. Na mesma ocasião, o Catar derrotou a pretensão de sul-coreanos, norte-americanos, japoneses e australianos de sediar a Copa do Mundo de 2022. O que chamou a atenção, na época, foram detalhes importantes: **Rússia e Catar não eram os favoritos** – a grande aposta para 2018 era a Inglaterra e, para 2022, os Estados Unidos. O Catar sequer chegara perto de participar de uma Copa do Mundo. Inegavelmente, era um país rico, mas sem nenhuma tradição nos mundiais.

O que se seguiu foi uma **enxurrada de críticas e de ameaças à realização da Copa do Mundo**, e até mesmo uma investigação do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que levou muitos dirigentes do futebol à prisão. **Acusações de subornos na casa do milhão de dólares afastaram presidentes de confederações regionais**, como Nicolás Leoz (Conmebol, da América do Sul), Jack Warner e Jeffrey Webb (ambos da Concacaf, da América do Norte, Central e do Caribe).

No final das investigações desportivas, vários dirigentes foram banidos do esporte. **Sepp Blatter, ex-presidente da Fifa e ex-secretário-geral de João Havelange por décadas**; Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade; e Michael Platini, presidente da União Europeia de Futebol (UEFA) acabaram temporariamente suspensos em 2015, o que **deu espaço para a ascensão de Giovanni “Gianni” Infantino**. Suíço como Blatter e secretário-geral da UEFA, ele foi eleito em 26 de fevereiro de 2016, no Congresso Extraordinário da Fifa, para presidir a entidade e tentar pacificar os ânimos no futebol mundial.

Infantino vai para sua segunda Copa e já colocou sua digital para sempre na história da competição mais importante do esporte mais popular do mundo. **A partir da edição de 2026, organizada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá, serão 48 países**. Ou quase 20% dos filiados. Afinal, o espetáculo não pode parar, mesmo que a qualidade técnica caia com a escolha de países-sede que nunca se classificaram em campo para uma Copa do Mundo.

Mesmo que tenha um grande desempenho em campo, o que é improvável, o Catar precisará mostrar fora dele uma outra qualidade: a de **admitir as inúmeras mortes de operários, especialmente os de origem indiana e nepalesa, que trabalharam na construção de estádios e infraestrutura para o Mundial**. Números indicam que os caixões enviados aos países de origem podem ultrapassar a 5 mil, mas o país do Oriente Médio admite menos de 50. A diferença é grande como uma goleada moral.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

A prática faz bem ao humor e libera endorfinas, mas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.