As árvores são responsáveis pela manutenção do ecossistema terrestre desde os tempos primórdios, e atual como um verdadeiro sistema respiratório para o planeta, ao filtrar os gases para um melhor fornecimento de oxigênio. Entretanto, nem sempre somos capazes de acompanhar o crescimento completo da fauna. Que tal conhecermos as 4 espécies de árvores mais antigas do mundo?
_Spoiler_: uma delas tem mais de 9 mil anos!
![Tronco de árvore (Foto: Joel & Jasmin Førestbird/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_401a42e92c.jpg)
Muitas dessas árvores podem levar anos para chegar ao seu auge, muitas vezes superando o tempo de vida dos seres humanos. A mais antiga delas registrada é a árvore apelidada de **Tjikko**, localizada na montanha **Fulufjället**, na província de **Dalarna**, Suécia. Ela possui um total de 9,5 mil anos.
Em último lugar, está o **Cipreste de Abarkuh**, que acumula algo entre 4 e 5 mil anos e fica no Irã, localizado na província de Yazd. De acordo com as lendas locais, essa árvore teria sido plantada pelo profeta **Zaratustra**.
Para completar o pódio no segundo a terceiro lugar estão, respectivamente, **Pando ou Gigante Trêmulo**, cujo sistema de raízes é considerado um dos organismos vivos mais antigos do mundo, e **Methuselah**, localizado nas montanhas da Califórnia e com idade estimada em 4,8 mil anos.