A cada véspera de Olimpíadas ou Copa do Mundo, sempre há **atletas que sofrem lesões** e acabam **perdendo a disputa** mais importante de suas vidas. Esses dramas humanos fazem parte da trajetória daqueles que **exigem o máximo do corpo** e acabam colapsando no momento menos propício.
>“_Um exemplo prático é quando se engessa uma parte do corpo. Seu corpo vai fazer o que? Jogar aquela musculatura fora, criar uma certa rigidez. Porque ele começa a se adaptar à falta de mobilidade. E **um atleta não pode perder condicionamento**, perder mobilidade_”, afirma o educador físico Luiz Roberto Gonzaga.
Os dramas pré-Copa do Mundo do Catar afetam até mesmo os brasileiros. O lateral-esquerdo **Guilherme Arana**, do Atlético-MG, estava cotado para ser convocado por Tite até que sofreu uma **séria lesão no joelho** esquerdo em setembro que o afastará dos gramados até o próximo ano.
O atleta passou por cirurgia, precisou andar de muletas e viu o sonho de participar de uma Copa pela primeira vez virar pó. “_Fiquei um pouco triste sim, são coisas da vida, são coisas que só jogador de futebol pode passar. Muitos tiveram lesão antes de Copa do Mundo_”, disse em entrevista a uma rádio de Minas Gerais.
**Philippe Coutinho**, do Aston Villa (Inglaterra), também viu suas chances de ir ao seu segundo Mundial terminarem com uma **lesão muscular na coxa esquerda**. Apesar de ter sua figurinha no álbum da Copa, ele está de fora da lista de Tite. Sua reação foi publicada em seu perfil no Instagram: “_Como vocês sabem tive uma lesão que me afasta dos gramados por algumas semanas. Eu olho pra frente, **focado em me recuperar** da melhor forma e voltar mais forte_”.
A França, forte candidata ao título, também teve, até o momento, duas baixas. **Paul Pogba**, da Juventus (Itália), sofreu uma lesão no joelho direito, terá que ser operado e só voltará aos gramados em 2023. Também pelo Instagram, o jogador se manifestou, sem esconder a desilusão: “_Deus tem um outro plano pra mim_”.
![Pogba](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/311764780_132893556174345_839269579634582519_n_f200a08e1b.jpg)
Outro que viu o corpo fraquejar quando não podia foi o volante **Kanté**, do Chelsea (Inglaterra). O veloz jogador francês, um dos destaques da campanha vitoriosa na Rússia, em 2018, teve uma lesão na parte posterior da coxa em agosto. Não conseguiu se recuperar somente com fisioterapia e teve que ser operado em outubro.
A boa equipe de Senegal se vê com dois problemas às vésperas do Mundial. Perdeu o lateral **Bouna Sarr**, que lesionou o tendão da rótula do joelho esquerdo e passou por cirurgia, e acompanha com atenção a situação do genial **Sadio Mané**, com uma contusão no osso da fíbula da perna direita. Mesmo com o problema, a comissão técnica decidiu convocá-lo, **acreditando numa recuperação** tão rápida quanto milagrosa.
**Mais comum que se imagina**
Casos assim acontecem. O Brasil já perdeu craques às vésperas de mundiais. Quem não se lembra do corte de **Romário** na convocação para a Copa de **1998**, na França, por causa de um edema na batata da perna? Ao contrário dos jogadores mais polidos e resignados de hoje em dia, o Baixinho saiu disparando após o corte: “_Infelizmente, na cabeça da comissão técnica, não tiveram essa paciência. Eles não devem ter confiado na minha recuperação_”. Para provar que estavam errados, Romário voltou a campo pelo Flamengo bem antes do final da Copa.
O atacante **Careca** também ficou de fora do Mundial da **Espanha**, em 1982, e Telê Santana passou a confiar a camisa 9 ao menos técnico Serginho Chulapa. O volante **Emerson** sofreu uma luxação no ombro direito num treino, quando brincava de goleiro, e foi cortado do elenco do penta em **2002**.
![Emerson](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/577545f9c1a61_f900f4d007.webp)
**Superação**
Mas há casos em que **o esforço pela recuperação vale a pena**. O craque **Zico** fez um esforço enorme para estar na Copa do Mundo do México, em 1986, após operar os dois joelhos. Em 1970, **Tostão** foi operado da vista em Houston (Estados Unidos), por causa de um descolamento da retina a apenas quatro meses do Mundial, e fez seu primeiro treino com bola a apenas dois meses antes da estreia na Copa. Voltou do México como tricampeão.
E **Ronaldo**, na **Copa de 2002**, superou, após muita dor, o rompimento do tendão e dos ligamentos do joelho e uma longa inatividade de quase dois anos para dar a volta por cima: “_Trabalhei dois anos e meio para me recuperar das lesões, e Deus reservou esse dia especial para mim e para o Brasil_”, declarou após levantar a taça de pentacampeão do mundo em Yokohama (Japão).
![Ronaldo](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/ronaldo_2002_gol_0fb93634be.jpg)
*_Com informações da Agência Brasil_