GPS Brasília comscore

Animais vivos, por favor! Saiba mais sobre o estilo de vida vegano

O estilo de vida **vegano** é, de um lado, apontado como a _“salvação”_ por quem segue essa linha, mas também é criticada por muitos. Da mesma forma, não falta quem acredite que cosméticos veganos são menos eficazes, ou que pacientes veganos não têm resultado quando fazem procedimentos estéticos. O que é verdade e o que é mito nessa história? Por isso o _GPS_ esclarece dúvidas acerca do tema.

**Afinal, qual é a diferença entre _veganismo e vegetarianismo_?**

Apesar de as pessoas que praticam ambos os movimentos não consumirem carne, há diversas diferenças na dieta de quem segue cada um desses estilos de vida. Pessoas vegetarianas apenas optam por não incluir carne animal nas refeições. Contudo, há ramificações no vegetarianismo. É possível encontrar indivíduos lactovegetarianos, ovolactovegetarianos, ovovegetarianos e vegetarianos estritos. Já no veganismo, não há diferentes ramificações. Pessoas que optam por essa dieta evitam tudo de origem animal, indo além dos alimentos.

A médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), explicou como pode funcionar, de maneira saudável, o famigerado vegan life. “Em toda dieta baseada em plantas, o importante é priorizar a escolha de alimentos saudáveis e variados. É indispensável que em todas as refeições sejam identificados proteínas, carboidratos e gorduras de boa qualidade. É indispensável, no entanto, um maior cuidado com relação ao consumo de proteínas de origem vegetal, como as leguminosas. “Porém o consumo de vegetais folhosos, frutos, grãos, sementes oleaginosas, cogumelos e algas, entre outros, é igualmente importante. O ideal é que esse hábito alimentar seja o mais variado dentro do possível, para permitir o aporte de todos os nutrientes necessários”.

**Dieta vegana faz o cabelo cair**

_MITO_. Se bem estruturada, a dieta vegana não interfere na saúde e crescimento dos fios. A falta de proteínas, ferro, zinco e vitaminas sim podem ocasionar problemas relacionados. Por isso, é essencial que a dieta vegana contenha alimentos como arroz, feijão, lentilha, brotos, soja, grão de bico, quinoa, amêndoa, nozes e castanha-do-Pará.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/162154305860a6c8924b866_1621543058_4x3_md_196e8be311.jpg)

**Dieta vegana protege os rins**

_VERDADE_. Esse tipo de dieta também pode trazer benefícios aos rins. Uma alimentação baseada em verduras, legumes e grãos está associada à diminuição de fatores de risco relacionados à doença renal. Porém, existem veganos que fazem escolhas não saudáveis e comem alimentos processados, industrializados e muito carboidrato. Nesses casos a resposta é diferente.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/anna_pelzer_I_Gf_IGP_5_ONV_0_unsplash_11677ec879.jpg)

**Procedimentos estéticos em veganos têm pior resultado**

_MITO_. Segundo a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS, todo procedimento estético para bioestímulo de colágeno depende de ingestão adequada de proteína para síntese de colágeno e elastina. “Portanto, para esses pacientes, o importante é ter consumo de proteína vegetal combinada, oferecendo aminoácidos essenciais necessários para a formação de colágeno e elastina”.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/786c32_c13a76db3ea4480fbea4c79b75a2e695_mv2_3336629e8c.webp)

**Cosméticos veganos são mais fracos**

_MITO_. Não há nenhuma definição oficial para cosméticos veganos, mas esses produtos normalmente são classificados como cosméticos que não possuem ingredientes de origem animal (carne, aves, peixe, ovos, laticínios, mel, própolis, geleia real, entre outros), nem subprodutos de animais (tais como corantes de insetos, seda etc.) e que também não são testados em animais (ingredientes e produto finalizado).

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/_daadd850ca.jpg)

_Fotos: Unsplash_

Veja também

Nas vezes em que o comendador impunha restrições às atividades …

Os indivíduos com idade mais avançada apresentam um risco aumentado …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI