A **Astrologia** tem sido fascínio de muitas pessoas nos últimos tempos. É inegável que é um assunto **moderno** e cada vez mais discutido entre os interessados em coisas **esotéricas**. Contratar astrólogos para leitura de _mapa astral, astrocartografia, movimentação dos astros e até previsões mensais_, virou algo rotineiro. Agora a junção da astrologia com a tecnologia vem para ajudar os interessados no assunto.
No dia 25 de outubro, acontece o segundo e último eclipse solar parcial do ano. O acontecimento será visto de algumas regiões da Europa, Ásia e África. Lembra quando assistir um eclipse necessitava de uma **programação**? _Local, hora, equipamentos especiais e sorte para condições climáticas_ favoráveis para conseguir enxergar o fenômeno eram imprescindíveis. No Brasil, não será possível acompanhar o **eclipse**, mas a boa notícia é que o fenômeno será exibido em _transmissões online_. Ou seja, poderá ser acompanhado de qualquer aparelho que tenha _conexão à internet_.
Durante o fenômeno, a Lua irá “esconder” parte do disco solar. Os eclipses solares ocorrem quando a **Lua** fica entre a **Terra** e o **Sol**, projetando sua sombra sobre nosso planeta. É por isso que estes fenômenos ocorrem somente durante a fase lunar nova, na qual a Lua passa diretamente entre nosso planeta e o Sol. Dependendo do alinhamento entre os **astros**, o eclipse solar pode ser total, parcial ou anelar. No caso do eclipse em questão, o fenômeno será parcial.
O evento começará às 05h58 (horário de Brasília) do dia 25 e irá acabar aproximadamente às 10h01. Parte do Sol ficará visível durante todo o eclipse, variando de acordo com o local do observador. O ponto central do eclipse (o lugar na Terra em que uma linha imaginária do centro do Sol e da Lua se encontram) estará no polo Norte e, quanto mais longe de lá, menos o disco solar estará oculto.
**Onde assistir:**
O eclipse solar parcial não será visível em solo brasileiro, mas isso não significa que você não poderá acompanhá-lo. Haverá uma série de transmissões ocorrendo online no dia 25, em diferentes horários e lugares do mundo.
Uma delas será realizada pelos membros do projeto Virtual Telescope, com imagens do eclipse transmitidas de Roma, na Itália. A live começa no dia 25 às 6h, no horário de Brasília e, para acompanhá-la, acesse o site do projeto Virtual Telescope ou pelo vídeo abaixo:
Outra opção é assistir à transmissão da equipe do site Time and Date. A live começa às 5h30 no horário de Brasília, e você poderá acessá-la no canal do Time and Date no YouTube, em vídeo exibido logo abaixo:
Por fim, o Observatório Real de Greenwich, no Reino Unido, fará uma transmissão do eclipse com imagens do telescópio Annie Maunder Astrographic. A live começa às 6h05 (horário de Brasília) e será apresentada por Jake Foster, astrônomo do observatório. Você pode acessá-la no canal Royal Observatory Greenwich, ou pelo vídeo incorporado aqui embaixo: