Na maioria dos casos, o **ambiente de trabalho** é onde você passa a maior parte do tempo da sua vida. Por isso, é recomendado que esse período seja compartilhado com confiança e uma boa relação com os colegas de trabalho. Afinal, tornar o local de convívio diário em
em um espaço agradável é benéfico para todos.
De acordo com a profissional Juliana Barbieri, formada em psicologia e gestão de negócios, trabalhar com pessoas que tornam a rotina das empresas mais agradável é sempre positivo. Todo profissional precisa saber ler pessoas e entender no que se baseia naquela relação. Quando eu preciso tentar melhorar uma relação, eu preciso saber falar desse incômodo.
_“Um erro clássico é levar para o canal errado. Se eu estou com problema com chefe e levar para outro colega, isso vira uma fofoca. Quando eu levo para a pessoa certa no canal certo eu estou trabalhando para resolver a situação”._
A psicóloga explicou que mais de 50 países participaram de uma pesquisa profissional sobre trabalhar com o que gosta, onde o resultado fala muito sobre liderança e resultados. _“Existe o Great Place To Work que é uma pesquisa feita em mais de 50 países onde perguntam para os profissionais o quanto gostam de trabalhar naquela empresa, sob diferentes perspectivas, e se sentem um tratamento justo. Essa pesquisa identifica que uma empresa dá mais resultado (como mostrado em bolsas de valores) quando você trabalha com quem você gosta, confia nos seus líderes, tem orgulho do trabalho que você faz, os resultados são melhores (financeiros e de performance)”, explicou Juliana.
![Foto: Reprodução/Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Unsplash_a9b1bfb619.jpg)
Além disso, separamos algumas dicas imperdíveis para você conseguir um convívio agradável no trabalho. Confira:
**Bom relacionamento x estresse**
Quando se trata dos níveis hierárquicos, os profissionais mais motivados com a carreira e satisfeitos com o trabalho são diretores e gerentes, mesmo alegando sofrerem estresse.
Com exceção dos estagiários, que aparecem como os menos estressados entre todos os níveis, a ansiedade e o estresse parecem ter um impacto negativo maior no grau de satisfação de níveis mais baixos, como analistas, assistentes e auxiliares, uma vez que estes aparecem como estressados e menos satisfeitos ao mesmo tempo.
**Cumprimente as pessoas**
Por mais simples e corriqueiro que possa parecer, o ato de cumprimentar outras pessoas e a postura adotada nesse momento passa uma informação para os seus colegas de equipe que pode favorecer ou atrapalhar o relacionamento nesse espaço.Sabemos que o dia a dia exige ainda mais atenção e cuidado, o que pode elevar a rigidez de cada um no trabalho.
**Evite fofocas**
Ao buscar interagir com os colegas de trabalho, é preciso impor alguns limites e entender que se trata de uma relação diferente e ainda mais delicada do que as cultivadas no . Isso significa que fazer fofoca sobre as pessoas do seu convívio profissional tem um peso ainda maior, e pode gerar consequências graves para o clima corporativo.
Afinal, as informações compartilhadas, por mais inocentes que possam parecer em um primeiro momento, correm o risco de chegar aos ouvidos dos chefes. Dependendo do que for, isso compromete a autoridade e expertise de outros profissionais, o que também tende a gerar consequências para a imagem da instituição.
**Respeite as diferenças**
Essa recomendação é indispensável, já que as pessoas se sentem cada vez mais confortáveis para expor sua orientação sexual, religião, crenças e valores. Mas, para além disso, é importante respeitar as diferenças porque a Constituição brasileira torna isso um dever, seja no trabalho, seja na vida pessoal.
Por esse motivo, por mais que haja discordância quanto a personalidade, escolhas ou qualquer característica de outra pessoa, tenha em mente que o respeito e o bom senso devem se manter acima disso. Afinal, a sua visão de mundo não pode ser imposta para os outros, independentemente da sua posição hierárquica no trabalho.
![Foto: Reprodução/Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Unsplash_f24f9dcb77.jpg)
O bom relacionamento no trabalho é importante
Para ter um desempenho adequado e atingir bons resultados em seu trabalho, você precisa estar motivados e feliz com o que realiza.
Se identificou com os desafios apresentados? Eles sempre vão existir, mas agora que você já reconhece, entende cada um deles e sabe como reagir para contornar a situação. Assim, fica mais fácil desenvolver um bom relacionamento no trabalho e ter mais e bem-estar no âmbito profissional.