Com a chegada de um novo mês, se iniciam novas campanhas ‘coloridas’ que incentivam a atenção e cuidados para com a saúde. E para o mês de abril, que já se aproxima, o azul e o verde é quem aparecem para te alertar. Vamos saber os seus significados?
Abril azul: conscientização sobre o autismo
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, uma a cada 160 crianças tem autismo, então, trazer o tema para discussões é de extrema importância. O transtorno do espectro autista (TEA) é um problema no desenvolvimento neurológico que prejudica a habilidade de lidar com pensamentos, sentimentos e emoções.
Essa dificuldade costuma aparecer ainda nos primeiros anos de vida, podendo ser identificado pela ausência de interação social e comunicação, pouco uso da imaginação e comportamentos repetitivos. Em casos mais severos, há incômodo com cheiros, sabores e texturas de alimentos, dificuldade para lidar com ruídos e hiperfoco.
Suas causas ainda são um mistério e não há tratamento padrão: cada pessoa responde de uma maneira única, sendo necessário o acompanhamento regular com médicos especialistas para incentivar seu desenvolvimento.
Abril verde: conscientização sobre a importância da segurança no trabalho
Já o ‘Abril Verde’ traz a luz para outra discussão igualmente importante: a necessidade de se investir em práticas que garantam a segurança no ambiente de trabalho. Cerca de 25 mil trabalhadores perderam suas vidas enquanto realizavam tarefas do seu dia dia laboral no período de 2012 a 2022, de acordo com o observatório desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho.
Na grande maioria das vezes, os acidentes podem ser evitados. O movimento surgiu para lembrar o ‘Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho’, no dia 28 de abril, e busca sensibilizar empresários e sindicatos a ter mais atenção e garantir um ambiente de trabalho que seja saudável, e principalmente, seguro.