O mundo evolui em **informação**, as notícias se multiplicam – sejam elas verdadeiras ou falsas – a **internet** e as redes sociais contribuem e muito para o desvio de **foco** das crianças e adolescentes, principalmente quando ele está na faixa etária entre 09 e 17 anos.
A deficiência de **comunicação** com os pais potencializa esse desvio de foco e acaba por gerar perigos ocultos na interação **manipulada** pelos adultos. Parte daí o encontro com o comportamento **sensualizado** exacerbado e a **pedofilia**. Estamos diante de um fato: meninas e meninos estão se adiantando na **sexualidade**.
Na maioria das vezes, os pais desconhecem os conteúdos acessados e os canais “frequentados” por seus filhos, com quem eles trocam informações ou **conversam** on-line. A **negligência** e a tecnologia consumista aumentam a ameaça e estimulam crianças e jovens a se exporem mais do que deveriam. A verdade é que é preciso ainda mais atenção com essa geração virtual.
![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/kelly_sikkema_Cb_ZC_2_K_Vn_K8s_unsplash_bcfc9c1401.jpg)
A ‘onda’ entre os jovens é sensualizar. Todo dia é possível assistir nas redes sociais meninas seminuas **dançando** vulgarmente em vídeos disseminados por elas mesmas, as amigas ou por seus pseudos **namorados** na internet. Os conflitos se agravam quando esses vídeos chegam à escola e são compartilhados pelos demais colegas. A confusão está armada! São situações criadas fora dos portões das instituições, mas que acabam, inevitavelmente, nas salas de reuniões das **escolas**.
É importante entender que o compromisso da escola ao levar os alunos à internet é **pedagógico**! As imagens devem ser uma alavanca a favor do **professor**. Isso significa que ao usar filmes, propagandas, caricaturas, desenhos, mapas, tudo serve ao único e grande objetivo, que é ajudar o aluno a ler o mundo, não apenas a ler letras. O compromisso da escola é transmitir conteúdos inerentes às aulas, despertando interesse para pesquisa, fazendo com que ampliem os horizontes e o conhecimento **educacional**. Os pais, por sua vez, devem **supervisionar** o que é feito por essas crianças e adolescentes na internet e agir para impedir os exageros no uso das redes sociais e demais ferramentas tecnológicas.
Como especialista em educação, avalio que os professores devem estar atentos ao uso de imagens, música, sensorialidades variadas, sendo essa uma exigência da modernidade e uma forma clara de estar mais próximo dos alunos. Mas, ainda assim, é fundamental trabalhar todas as áreas, elaborar **temas transversais** e, ao mesmo tempo, libertar o aluno da ideia **didática** das gavetas de conhecimento. Não apenas áreas afins (como História e Geografia), mas Literatura e Educação Física, Matemática e Artes, Química e Filosofia. É preciso restaurar o sentido original de conhecimento, que nasceu único e foi sendo fragmentado.
Quando o uso da **internet** foge a este contexto, os pais devem assumir posição de **protagonismo**. Afinal, a educação que ensina a privacidade do corpo e o respeito à moral e aos bons costumes deve vir do berço. Caso esses responsáveis não se sintam capazes de controlar as ações virtuais de seus filhos, talvez esteja na hora de pedir ajuda profissional.
Como dizem os **filósofos** atuais, o mundo está permeado pela televisão, pelo computador, pelos jornais, pelas revistas, pelas músicas de sucesso. A escola e a sala de aula, claro, precisam **dialogar** com este mundo. Seria hipocrisia não reconhecer que, em geral, os alunos não gostam do espaço da sala de aula, porque em sua maioria há muito de artificial nele, de deslocado, fora do seu interesse.
Considera-se aí que, usar o mundo da comunicação **contemporânea** não significa repetir o mundo da comunicação contemporânea; mas estabelecer um gancho com a percepção do aluno, e, nesse ponto, vejo as escolas se esforçando e criando **mecanismos** para que essa relação de conhecimento se fortaleça.
![(Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/unnamed_55_99cb604cb6.jpg)
_* Sueli Conte: aplicadora de Barras de Acess, licenciada em Psicologia e desenvolve um trabalho voltado para os aspectos educacionais. Tem especialização em psicopedagogia, é mestre em educação e em neurociência._