Com os recordes de crescimento do setor de energia solar, a demanda pela
instalação de **placas fotovoltaicas** não para de crescer. Em Brasília, a situação não é diferente. A corrida pela geração de energia própria contagiou os brasilienses que embarcaram no discurso do **“_refém das tarifas de energia elétrica nunca mais_”**.
Mas, um fato tem chamado atenção no mercado candango: a presença, ou melhor, a participação feminina. “_Já tenho três funcionárias especializadas em uma **equipe de 12 pessoas**. Estou com vagas abertas e recebo currículos de mulheres sempre. Temos várias clientes em nossa empresa e, até o nosso marketing, tem um conteúdo direcionado para as mulheres_”, relata **Fernanda Tallarico, proprietária da Economize Soluções Inteligentes**, empresa líder na instalação de placas fotovoltaicas em residências no Distrito Federal.
A fala de Tallarico corrobora com o que se viu na **maior feira de energia solar da América Latina**, realizada em agosto deste ano, na cidade de São Paulo, onde o público feminino representou grande parcela dos presentes no evento. Paralelamente, aconteceu o **I Congresso Brasileiro Mulheres da Energia, também em São Paulo**. O próximo será realizado em março de 2023 aqui na capital. Fatos que comprovam a ascensão feminina no Setor, uma realidade bem distinta do que acontecia há alguns anos.
“_É notável a participação da mulher, principalmente quando comparado a 2017, por exemplo, quando eu comecei na área, e **as feiras e os congressos eram um mar de homens engravatados**. Não me reconheciam como mulher de negócios. Hoje, o mercado solar está aberto para as mulheres_”, pondera Tallarico.
**Decisão feminina**
Há um senso entre os especialistas de que o **interesse cada vez maior da mulher pela área de tecnologia e negócios**, aliado à alta qualificação e capacitação, são fatores determinantes para o sucesso feminino no mercado de energia renovável. Isso é reflexo, também, da evolução do **empoderamento** e do posicionamento da mulher nos lares e famílias.
“_Pretendo expandir os negócios para o setor de mobilidade elétrica ano que vem. Meu marido é meu sócio. Me apoia, assim como nossa família. O trabalho, a família, a vida a dois e o meu espaço, tudo é respeitado. E conduzo tudo em harmonia. Isso, sem dúvida, é **um ganho da mulher moderna**, graças a muita luta do passado pela garantia desse espaço. É a hora e a nossa vez_”, reflete Tallarico.
Outro ponto que chama a atenção é o número de mulheres que adotam tecnologias limpas no DF. “_Não tinha conhecimento sobre o assunto, mas a equipe da Economize me forneceu todas as informações necessárias e a confiança para investir. **Hoje, depois de três anos, estou muito satisfeita com os resultados e recomendo para todos**. Foi aí que percebi um interesse maior por parte das mulheres. Minha cunhada, por exemplo, vai aderir e instalar o sistema na casa dela no Lago Sul. Com a Economize, é claro_”, relatou **Marlene Marques Taveira, moradora do Park Way**.
![Marlene Taveira e Fernanda Tallarico (Foto: Wey Alves)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_1099_6454786d58.jpg)
“_Quando o assunto é energia solar, a pessoa deve procurar a **empresa mais experiente** para se ter a segurança na hora de investir e de que terá o resultado esperado_”, complementou.
![(Foto: Wey Alves)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_0321_2e419b9c51.jpg)