GPS Brasília comscore

Porsche é a montadora mais valiosa da Europa

_”No começo, olhei em volta e não encontrei o carro com o qual sonhava. Então decidi construí-lo eu mesmo”, Ferry Porsche._

Com **curvas** características e compromisso com **inovação**, a _Porsche_ foi criada em 1948 pelo trio Ferdinand Porsche, Adolf Rosenberger e Anton Piëch, que, a princípio, trabalhava apenas com o desenvolvimento de **motores** e **consultoria**, tendo a maioria dos contratos vindos do governo **alemão**.

Com o passar do tempo, o **legado** da montadora se ampliou. Os carros Porsche marcaram presença no que hoje seria a _Fórmula 1_, no século passado. Assim, a empresa colaborou com a italiana _Cisitalia_ no desenvolvimento do Typ 360, uma máquina criada sob as especificações do **Grand Prix** da época.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Porsche_Typ_360_1947_Cisitalia_Racer_R_Side_Front_Porsche_M_9_June2013_15012610235_e2bf20baee.jpg)

Agora, depois de mais de 70 anos de uma trajetória de sucesso, a fabricante de carros esportivos conquistou a _pole position_ como a **montadora mais valiosa da Europa**, ultrapassando a ex-controladora _Volkswagen_, com o preço das ações recém-listadas subindo.

O aumento empurra a avaliação da Porsche para além dos 77,7 bilhões de euros da Volkswagen. Já a _Mercedes-Benz_ vem em terceiro lugar entre as montadoras europeias, seguida pela _BMW_ (BMWYY) e _Stellantis_.

Sendo assim, para marcar esse **momento** importante da montadora, o **GPS** separou alguns dos modelos mais marcantes da história. _Olha só!_

**Porsche 911 Turbo (930)**

O modelo foi lançado em 1963 como um esportivo mais **refinado** e **confortável** do que o antecessor 356. Além disso, tinha motor maior de seis cilindros. Em 1975, o seis boxer continuava a ser de popa, mas foi ampliado para três litros – o mesmo do RS 3.0.

O 930 chegou depois, porém chegou mais rápido. A **turbina KKK** levou a potência aos 260 cv a 5.500 rotações e 35 kgfm de torque aos quatro mil giros.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_10_10_at_11_27_44_cd4552171c.jpeg)

**Porsche 959**

Apresentado no _Salão de Frankfurt_ de 1983 como prototipo, o Porsche 959 teve de se esperar três anos para surgir a versão de **estrada** de um automóvel que, na realidade, tinha sido concebido para se bater nos troços de meio mundo com os Grupo B do _Mundial de Ralis_, considerada a era dourada da categoria pela sua **espetacularidade** e **perigosidade**.

Além disso, o 959 era construído a partir da plataforma do Porsche 911, aprimorada com o que havia de mais **sofisticado** na época. A carroceria _monocoque_, por exemplo, era feita de materiais nobres como alumínio e kevlar para a maior redução de peso possível.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Porsche_959_Frontansicht_2_21_Maerz_2013_Duesseldorf_0e64d47fe8.jpg)

**Porsche 911 Turbo (964)**

O modelo foi criado em 1991, adaptando o motor de 3,3 litros do seu antecessor. A produção foi entre os anos 1989 e 1993 e menos de **4.000 unidades** foram criadas em todo o mundo. No Brasil, raros exemplares rodaram. Seu visual **retrô** tinha como proposta lembrar os 911 das décadas de 1960 e 1970.

A maioria das unidades foram equipadas com o motor _Boxer 3.6 Turbo_, porém, algumas saíram da linha de montagem com o motor Boxer 3.3 Turbo. Hoje, o modelo se tornou um **clássico** extremamente **raro** e de alto custo.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/41810223044_7cec77e102_b_47fda70adc.jpg)

**Porsche 911 Turbo (993)**

Apresentado em 1995, copiava a fórmula de **turbo duplo** do 959. Tinha uma cilindrada de 3,6 litros e a válvula de descarga estava integrada numa **turbina** de nova geração. Ao contrário do que é habitual, o 911 Turbo (993) foi feito a partir do zero com base em uma **carroçaria** do 911 (993) original.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/51891530899_dbb25e01b4_b_8c1435d738.jpg)

**Porsche 911 Turbo S (996)**

A geração 996 do Porsche chegou em 1997 e teve de esperar quatro anos para conhecer a variante Turbo e outros três para descobrir o _Turbo S_. Tinham o _VarioCam Plus_, um sistema de **distribuição** variável que muda a fase da árvore de cames e a **elevação** das válvulas de admissão.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/6213690778_a9739deb35_b_0eaac25739.jpg)

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.