GPS Brasília comscore

Influencer pode se tornar oficialmente uma profissão. PL tramita na Câmara

Hoje o Brasil conta com cerca de **500 mil influenciadores digitais**, de acordo com um estudo realizado pela multinacional _Nielsen Media Research_. A quantidade de _creators_ no País já ultrapassou o número de **engenheiros civis** (455 mil) e **dentistas** (374 mil), e quase alcança o total de **médicos** (502 mil).

_“No início, ganhar dinheiro com a produção de conteúdo na internet sequer passava pela cabeça dos criadores. Já hoje, o principal objetivo das pessoas que desejam ou que estão trilhando o caminho de influenciador é a monetização dos posts. Este mercado movimenta bilhões e deve crescer ainda mais nos próximos anos”_, pontua **Thiago Cavalcante**, especialista em **marketing de influência**, fundador e CEO da **Inflr**, _adtech_ pioneira em ações com influenciadores digitais.

De acordo com a **Influencer Marketing Hub**, empresa dinamarquesa especializada na produção de conteúdo sobre mídias sociais, o marketing de influência deve movimentar globalmente em torno de USD **16,4 bilhões**.

Pensando nisso, um novo **Projeto de Lei** (PL) nº 2347/2022, apresentado pelo deputado **José Nelto** (PP/GO) à Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, tem objetivo de **criar** ou **regulamentar** uma suposta nova profissão chamada de “influenciador digital profissional”.

Se aprovado, o projeto poderá mudar a vida dos influenciadores radicalmente. Uma das exigências do documento, por exemplo, obriga que os criadores tenham **“conhecimento teórico”** prévio para poder exercer a profissão. Outro ponto de atenção seria a necessidade de **autorização** do Governo Federal.

_“Hoje em dia, qualquer um com acesso a internet e um celular com uma câmera razoavelmente boa, pode se tornar um influencer de sucesso. Esta é uma das magias desta profissão: a democratização da oportunidade”_, explica o CEO. _“Produzir conteúdo na internet foi a maneira que muitos encontraram de sair de uma situação de vulnerabilidade. Por isso o projeto acaba sendo um pouco perigoso”_, ressalta.

Entretanto, o especialista não descarta a **importância** dos influenciadores de **buscarem conhecimento** na área. _“Muitas vezes, as pessoas interpretam a profissão como uma atividade simples e fácil. Se tornar um influenciador de sucesso depende de muitas variáveis. Para se dar bem nessa carreira, é preciso saber como lidar com haters, como e quando monetizar seu trabalho, frequência de posts, para qual nicho seu conteúdo será direcionado. No [Inflr Hub](https://inflrhub.com.br/), respondemos dúvidas e ajudamos influenciadores de todos os tamanho por meio de videocasts, textos, webstories e muitos outros formatos”_, pontua Cavalcante.

**Apesar de já ser considerada profissão**, as discussões sobre influenciadores ainda são cercadas de diversas questões, como a **qualidade do conteúdo** e a **importância de sua disseminação**. _“É claro que, a influência só pela influência não é interessante. É necessário consciência para que os conteúdos sejam relevantes e agreguem na vida dos seguidores. Hoje vemos muitos influencers que não tem nada a dizer ou a oferecer e é com isso que devemos nos preocupar”_, finaliza o CEO.

Veja também

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

A diversidade do Brasil impulsiona o turismo de luxo, com …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.