Hoje o Brasil conta com cerca de **500 mil influenciadores digitais**, de acordo com um estudo realizado pela multinacional _Nielsen Media Research_. A quantidade de _creators_ no País já ultrapassou o número de **engenheiros civis** (455 mil) e **dentistas** (374 mil), e quase alcança o total de **médicos** (502 mil).
_“No início, ganhar dinheiro com a produção de conteúdo na internet sequer passava pela cabeça dos criadores. Já hoje, o principal objetivo das pessoas que desejam ou que estão trilhando o caminho de influenciador é a monetização dos posts. Este mercado movimenta bilhões e deve crescer ainda mais nos próximos anos”_, pontua **Thiago Cavalcante**, especialista em **marketing de influência**, fundador e CEO da **Inflr**, _adtech_ pioneira em ações com influenciadores digitais.
De acordo com a **Influencer Marketing Hub**, empresa dinamarquesa especializada na produção de conteúdo sobre mídias sociais, o marketing de influência deve movimentar globalmente em torno de USD **16,4 bilhões**.
Pensando nisso, um novo **Projeto de Lei** (PL) nº 2347/2022, apresentado pelo deputado **José Nelto** (PP/GO) à Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, tem objetivo de **criar** ou **regulamentar** uma suposta nova profissão chamada de “influenciador digital profissional”.
Se aprovado, o projeto poderá mudar a vida dos influenciadores radicalmente. Uma das exigências do documento, por exemplo, obriga que os criadores tenham **“conhecimento teórico”** prévio para poder exercer a profissão. Outro ponto de atenção seria a necessidade de **autorização** do Governo Federal.
_“Hoje em dia, qualquer um com acesso a internet e um celular com uma câmera razoavelmente boa, pode se tornar um influencer de sucesso. Esta é uma das magias desta profissão: a democratização da oportunidade”_, explica o CEO. _“Produzir conteúdo na internet foi a maneira que muitos encontraram de sair de uma situação de vulnerabilidade. Por isso o projeto acaba sendo um pouco perigoso”_, ressalta.
Entretanto, o especialista não descarta a **importância** dos influenciadores de **buscarem conhecimento** na área. _“Muitas vezes, as pessoas interpretam a profissão como uma atividade simples e fácil. Se tornar um influenciador de sucesso depende de muitas variáveis. Para se dar bem nessa carreira, é preciso saber como lidar com haters, como e quando monetizar seu trabalho, frequência de posts, para qual nicho seu conteúdo será direcionado. No [Inflr Hub](https://inflrhub.com.br/), respondemos dúvidas e ajudamos influenciadores de todos os tamanho por meio de videocasts, textos, webstories e muitos outros formatos”_, pontua Cavalcante.
**Apesar de já ser considerada profissão**, as discussões sobre influenciadores ainda são cercadas de diversas questões, como a **qualidade do conteúdo** e a **importância de sua disseminação**. _“É claro que, a influência só pela influência não é interessante. É necessário consciência para que os conteúdos sejam relevantes e agreguem na vida dos seguidores. Hoje vemos muitos influencers que não tem nada a dizer ou a oferecer e é com isso que devemos nos preocupar”_, finaliza o CEO.