Chegou a hora das aguardadas **Eleições de 2022**. No domingo, **2 de outubro, é o momento de exercer a cidadania** e votar nos candidatos que você mais concorda com as ideias e projetos.
É importante se preparar para que **tudo dê certo no domingo** e você não passe por nenhum perrengue. Veja abaixo as nossas dicas!
1. O primeiro passo é **saber onde você vai votar**. Você pode descobrir no site do TSE, **clicando [neste link](https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome)**. Basta informar o **nome, o CPF ou o número do título de eleitor**; a data de nascimento; e o nome da mãe (ou marcar o quadrinho ‘não consta’).
2. No dia da eleição, **não precisa apresentar o título de eleitor**, mas você deve **levar um documento com foto**. Qualquer um dos documentos abaixo será aceito:
– **e-Título** (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
– **Carteira de identidade**;
– **Identidade social**;
– **Passaporte**;
– **Carteira de categoria profissional reconhecida por lei**;
– **Certificado de reservista**;
– **Carteira de trabalho**;
– **Carteira nacional de habilitação**.
**Para saber mais sobre o e-título, inclusive onde baixar, [clique aqui](https://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/aplicativo-e-titulo)!**
**3. Escolha seus candidatos e leve a sua colinha num papel.** Não anote no celular, porque você **não vai poder levar seu telefone para a cabine de votação**. Nessas eleições, vamos votar em cinco candidatos, na seguinte ordem ordem:
– Deputado(a) federal (digitar 4 números e apertar a tecla verde Confirma)
– Deputado(a) distrital (digitar 5 números e aperta a tecla verde Confirma)
– Senador(a) (digitar 3 números e apertar a tecla verde Confirma)
– Governador(a) (digitar 2 números e apertar a tecla verde Confirma)
– Presidente (digitar 2 números e apertar a tecla verde Confirma)