GPS Brasília comscore

Brasil é um dos piores países para se aposentar, confira ranking

Maior destaque negativo do Brasil é no índice de bem-estar material, enquanto o índice de saúde é o mais positivo

Compartilhe:

Você sonha com sua aposentadoria? E você imagina vivê-la no Brasil ou em outro país? Se está na hora de planejar esses valorosos anos do seu futuro, essa é uma lista para ficar de olho: a gestora Natixis divulgou um ranking dos melhores países para se aposentar, tendo a Noruega em primeiro lugar e o Brasil 43º, penúltima posição.

Para a determinação do Índice de aposentadoria global, são avaliados outros índices de saúde, finanças, qualidade de vida e bem-estar material. Confira os dados do Brasil:

  • Índice de saúde: 56%
  • Índice de finanças na aposentadoria: 57%
  • Índice de qualidade de vida: 59%
  • Índice de bem-estar material: 4%
  • Índice de aposentadoria global: 29%

Enquanto o índice do Brasil é 29%, o da Noruega é equivalente a 81%. O país europeu é seguido, no ranking, por Suíça, Islândia, Irlanda e Austrália, este sendo o melhor colocado fora da Europa. Na América, as nações listadas são Canadá (15º), Estados Unidos (18º), Chile (34º), México (36º), Colômbia (42º), seguida do Brasil.

Os destaques da Noruega são a pontuação do seu sistema de saúde (91%), que analisa a expectativa de vida, gasto individual com saúde e gastos que estão fora da cobertura de seguros-saúde; e qualidade de vida (87%), que avalia a felicidade da população, qualidade do ar, água e saneamento, biodiversidade e moradia, além de fatores ambientais.
 

Confira o ranking dos 10 melhores países para se aposentar:

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Sem_titulo_1_2a0f8e1764.jpg)