O Grand Egyptian Museum (Grande Museu Egípcio), também conhecido como Museu de Gizé, está prestes a abrir as portas. Projetado pelo estúdio Heneghan Peng Architects de Dublin, a inauguração do local deve acontecer ao final da primavera egípcia deste ano, em maio.
O museu abarca uma vastidão impressionante de 90.000 metros quadrados, ocupando um terreno de 50 hectares, tornando-se, assim, o maior museu do mundo em termos de área. Com concepção em 1992 é uma encomenda do Ministério da Cultura do Egito para preservar e promover a rica herança histórica do País.
Além do espaço de exposição, a construção abrigará um museu infantil, centro de conferências, auditório, espaços de conservação e jardins.
O Grand Egyptian Museum incorporou medidas sustentáveis em seu design, visando a preservação da rica coleção, a redução de custos de energia e uso eficiente da água.
A coleção que o museu abrigará inclui tesouros, como antiguidades da tumba do rei Tutankhamon e o Navio de Quéops. O espaço de exposição permanente equivale a cerca de quatro campos de futebol.
As conexões visuais com as Pirâmides de Gizé foram cuidadosamente consideradas em todo o processo de design, garantindo que o museu se integre harmoniosamente ao ambiente histórico.
Com a inauguração do local, o Louvre em Paris será deslocado de sua posição como o maior museu do mundo.