O DF vai comemorar o Dia Oficial do Rock Brasiliense, na quarta-feira (27), marcando mais de 40 anos desde a formação de bandas como Aborto Elétrico, Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. No dia, o Espaço Cultural Renato Russo será palco de programação especial, celebrando o legado do rock na capital do país.
A iniciativa, respaldada pela Lei nº 7.386/2024, proposta pelo Deputado Distrital Ricardo Vale (PT-DF), presta homenagem ao gênero que é tão querido pelos brasilienses. O evento contará com uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal, seguida por apresentações musicais e exposições no Espaço Cultural Renato Russo, localizado na 508 Sul.
A partir das 18 horas, o espaço receberá produtores culturais, músicos e entusiastas do rock brasiliense para uma celebração que une diferentes gerações. A escolha da data coincide com o aniversário de Renato Russo. Ricardo Vale destaca a importância do reconhecimento do legado do rock e propõe a criação de um museu do rock brasileiro na capital.
“Temos um legado fantástico e precisamos valorizá-lo e nos orgulharmos sempre. Essa é uma construção que teve início com o reconhecimento do rock como patrimônio imaterial, outra lei minha. Agora, temos a nossa data, e vamos ajudar na construção do museu do rock do Brasil aqui, em nossa Capital Federal”, afirma Ricardo Vale.
A sessão solene do dia 27 incluirá a entrega de moções de reconhecimento a diversos agentes culturais envolvidos na promoção e desenvolvimento do rock brasiliense. Os homenageados foram selecionados em diferentes segmentos, incluindo comunicadores, artistas visuais, escritores e produtores.
Além da cerimônia, o Espaço Renato Russo sediará exposições que destacam a diversidade e inovação do rock brasiliense. João Mancha, produtor cultural, enfatiza a necessidade de um maior apoio público à cena local. As exposições “Tu é Punk, mano?” e “Temos nosso próprio tempo” apresentarão materiais físicos, vinis e fotografias que contam a história do gênero na cidade.
O evento também contará com apresentações musicais no Teatro Galpão Hugo Rodas, incluindo bandas autorais do DF, como Madamme Bovary, Cálida Essência, Arandu Arakuaa, ARD e Detrito Federal, representando diferentes estilos e influências. Após os pocketshows ocorrerá sessão solene no auditório Marco Antônio, com a entrega das moções de louvor.
Serviço
Sessão Solene pelo Dia do Rock Brasiliense
Horário: 20h
Local: Espaço Renato Russo, na 508 Sul
*A partir das 18h, o local receberá apresentações musicais e exposições sobre o rock para o público em geral