GPS Brasília comscore

SENAC-DF e R2 iniciam curso de bartender para pessoas trans

Com aulas realizadas na Cozinha Escola Ifood no Mané Mercado, o curso capacitará e incluirá essa população no mercado de trabalho formal

Compartilhe:

Visando a **contratação** de pessoas **trans** e estimulando a **valorização da diversidade** nas empresas, o [SENAC-DF](https://www.instagram.com/senacdf/) oferece cursos de **capacitação** na área de **turismo, hospitalidade e gastronomia**. São cursos profissionalizantes de Organizador de Eventos, Recepcionista de Hotel, Camareira de Hotel, Recepcionista de Eventos, Cozinheiro, Confeiteiro, Bartender, Garçom, dentre outros.

Atualmente, a entidade e o [Grupo R2](https://www.instagram.com/r2com.vc/) firmaram um **Acordo de Cooperação Técnica**, onde as pessoas selecionadas pela empresa são atendidas pelo **Programa Senac de Gratuidade (PSG)**, que busca oferecer ações **educacionais** com custo zero à pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados, cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_f507131710.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/2_d324f225ae.jpg)

Sendo assim, os dois parceiros iniciaram neste mês um **curso gratuito de bartender** para pessoas **trans**, ofertado por intermédio do programa. O projeto capacitará e incluirá essa população no **mercado de trabalho formal**. As aulas acontecem na **Cozinha Escola Ifood no Mané Mercado**, ao lado do Estádio Nacional Mané Garrincha. _”A ideia é que os alunos já possam atuar nesta edição do Na Praia e também no Festival Surreal”_, conta Jackeyline Reis Mapurunga, gerente do CEP Tecnologia do Turismo e Hospitalidade.

Sobre a **importância** das aulas, a professora Luli Neri afirma: _”a situação de vulnerabilidade das pessoas transexuais é gigante no País. E, por questões de preconceito e ignorância da sociedade, essas pessoas têm muita dificuldade de se qualificar. O projeto se propõe a dar essa qualificação e oferecer uma profissão para pessoas que, sem esse tipo de ajuda, jamais teriam essa chance”_.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/3_1837c481a6.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/4_6b7f53d6d5.jpg)

A formação segue o mesmo conteúdo **programático** dos cursos regulares da entidade. _”Temos como marca a formação de profissionais cidadãos, que aprendam não apenas as técnicas da profissão, mas que também conheçam o contexto do mercado onde atuam, tenham uma visão sistêmica da empresa onde se encaixem e, acima de tudo, entendam sua importância na sociedade”_, comenta a professora.

O curso vai até o dia 10 de outubro e conta com a participação de **nove alunos**, todos entre 20 e 24 anos. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Ao final, os participantes também serão incluídos no **Banco de Oportunidades do Senac-DF**. Apenas este ano, o **Programa Senac de Gratuidade (PSG)** já matriculou mais de 13 mil pessoas em diversos cursos gratuitos de **capacitação**.

>”Me sinto honrada demais por ter sido escolhida como professora desse projeto. Eu digo a meus alunos que estou dando aulas de bartender para eles e eles me dão lições de vida. É inacreditável saber como situações tão comuns e simples pra nós são um problema gigante para as pessoas transsexuais, como usar um banheiro público, por exemplo, ou simplesmente ficar parado na rua esperando um amigo”, conclui Luli.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/5_18ce2b9ecf.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/6_c5f898c35c.jpg)