A cidade de Goiânia foi eleita a mais arborizada do mundo, título concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A capital do Goiás possui mais de 1 milhão de árvores, que estão distribuídas entre 32 bosques e parques.
Para receber a honraria, a cidade precisou atender a cinco critérios estabelecidos pela ONU, relacionados ao manejo e à celebração das florestas urbanas.
A conquista goiana faz parte do programa ‘Cidades Árvores do Mundo’, uma iniciativa conjunta da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO), e da Fundação Arbor Day, lançada em 2019.
O programa reconhece e incentiva municípios que demonstram um compromisso efetivo com o plantio e o cuidado das árvores dentro das áreas urbanas da cidade.
Nos últimos quatro anos, Goiânia aumentou sua cobertura verde, tendo plantado mais de 380 mil árvores, conforme dados divulgados pela Agência de Meio Ambiente (Amma) da capital do Goiás.
No cenário nacional, Goiânia também possui muito destaque. Segundo estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital de Goiás é a mais verde da América do Sul e do Brasil.