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Carro por assinatura vale à pena? Veja o comparativo

Comprar um carro zero quilômetro é o sonho de muitos brasileiros. Mas, além das despesas com impostos e manutenção, entram outros custos, a exemplo de seguro e depreciação. O consumidor precisa ficar atento para fazer a melhor escolha. A assinatura de veículos pode se tornar uma opção viável, já que os custos são previsíveis e sem complicação.

 

A V12 Assinaturas oferece o Sign and Drive, programa da Volkswagen. É possível escolher modelos de entrada até o topo de linha. Em todos os casos, o custo é fixo. O que varia de acordo com a necessidade do cliente é o tempo de contrato, que pode ser de 12, 18 ou 24 meses, e a franquia de quilometragem, a partir de 1 mil km por mês.

 

A partir do contato com o cliente, os consultores oferecem opções de franquia e de quilometragem. Para definir a distância máxima, são levados em conta fatores como a distância de casa até o trabalho e a frequência de viagens. O excedente é cobrado após o fim do contrato. São, no máximo, R$ 0,50 por quilômetro rodado.

 

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Carlos Venceslau, gestor da V12 Assinaturas

 

Em relação ao prazo, é importante entender o perfil do cliente. Existem consumidores já habituados com o modelo de carro por assinatura e que renovaram mais de um contrato. Entretanto, uma parte do público pode ter receios sobre o formato. Nesse caso, os consultores recomendam prazos mais curtos, para que seja uma forma de conhecer a modalidade.

 

“Sabemos que existem consumidores de todos os tipos. Quem prefere comprar o próprio carro zero quilômetro e aqueles que escolhem os seminovos. Tem que pague à vista, quem financie ou uma parte que faz consórcio. Então depende bastante do perfil do cliente”, analisa Carlos Venceslau, gestor da V12 Assinaturas.

 

Mas vale à pena?
Para fazer essa simulação, levamos em conta um VW T-Cross Comfortline, com preço de tabela de R$ 154.640 e com 70% do valor financiado. A entrada seria de R$ 46.392 e o restante seria financiado com taxa de juros de 1,99% ao mês em 24 parcelas de R$ 5.716,71. Após o fim do contrato, o valor pago pelo veículo seria de R$ 183.593,02.

 

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Mas não para por aí. Também devem ser incluídos custos “invisíveis” aos olhos do consumidor. Dois anos de IPVA representariam um gasto de R$ 5 mil. As revisões têm preço de tabela de R$ 1.531. O seguro para o T-Cross sairia por R$ 12.371. Além disso, o veículo teria valor de mercado de R$ 122.165,60, o que representa uma depreciação de R$ 32.474,40. Ou seja, um carro de R$ 154.640 se tornaria um gasto total de R$ 234.969,62.

 

Por outro lado, contratando o T-Cross no plano de 24 meses, a mensalidade seria de R$ 2.809. Ao fim dos dois anos, o cliente pagaria R$ 67.416. A diferença é de R$ 167.553,62. Caso o dinheiro da entrada fosse investido, ao fim do prazo, o valor chegaria a R$ 57.526,08.

 

A V12 Assinaturas também atua com contratos para pessoas físicas. Veículos de passeio, utilitários leves e até caminhões podem ser negociados, com as mesmas vantagens. Outro ponto importante é que o gasto com a assinatura pode ser incluído como despesa no balanço financeiro.

 

Sobre a V12
O grupo V12 atua há quarenta anos em Brasília, nos segmentos de seminovos e zero quilômetro. Atualmente, o conglomerado de concessionárias representa as marcas Volkswagen, Suzuki e Royal Enfield.

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