Enquanto alguns estados do país estão passando por uma nova onda de calor, outras regiões devem receber chuvas fortes e intensas nas próximas 24 horas. Pelo menos é o que indica o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado na manhã desta terça-feira (12). A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia e ventos que podem chegar à velocidade de 40 a 60 quilômetros por hora. Recife, Belo Horizonte e Belém são algumas das cidades afetadas.
De acordo com o Inmet, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Mesmo assim, o instituto orienta que, em casos de rajadas de vento, a pessoa evite se abrigar debaixo de árvores e estacionar veículos perto de torres de transmissão de energia e de placas de propaganda.
Entre as áreas citadas pelo boletim estão: as regiões metropolitanas do Recife, de Belo Horizonte e Belém. Além do sudoeste de Mato Grosso, Agreste de Pernambuco, norte do Amapá, noroeste de Minas Gerais, Sul da Bahia e litoral norte do Espírito Santo.
Clique aqui para conferir a lista completa.