Desde 2022, o **Hospital Santa Lúcia** utiliza uma técnica pioneira no tratamento do **nervo ciático**. A primeira **cirurgia robótica** da América Latina, que utiliza o robô **Cirq**, trouxe uma nova **perspectiva** na recuperação de pacientes que se preocupam em retomar as atividades do dia-dia.
O ciático é o **maior nervo do corpo humano**. Começa no final da coluna lombar e se estende até a ponta do pé, percorrendo os membros inferiores. Por ele, passa um **alto** e **complexo** volume de informações de sensibilidade e motricidade. Assim, qualquer inflamação ou **compressão** é suficiente para causar uma **dor intensa na perna**, a ponto de o enfermo perder força no membro afetado.
Na grande maioria das situações, o quadro é perfeitamente **tratável** com **analgésicos, repouso** e **fisioterapia**. Mas em momentos onde nem os medicamentos conseguem sanar a dor sentida pelo paciente, **é necessário intervir cirurgicamente**.
![Foto: Agência MiThi](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_8658_d32e359437.JPG)
O ortopedista **Rodrigo Lima**, que integrou a equipe da primeira cirurgia realizada pelo Hospital Santa Lúcia, explica que a causa mais comum de inflamação no ciático é a **hérnia de disco**, sendo os **idosos** e **sedentários** os mais propensos a desenvolver esse quadro. _”Tanto em razão da degeneração natural do corpo, quanto pela falta de atividade física, uma musculatura fraca acaba por sobrecarregar o disco intervertebral e o deixa mais favorável a lesões”_, aponta.
**Jovens** e **gestantes** também podem vir a sofrer com dores no nervo ciático, mesmo em proporção menor. Nesses casos, a inflamação se desenvolve após um **esforço intenso** durante a prática de atividades físicas ou pelas mudanças anatômicas que acontecem durante uma gravidez.
Rodrigo explica que os **benefícios** dessa intervenção tecnológica passam desde o **conforto** dos pacientes até uma **maior rapidez na recuperação**. _”Com toda essa inovação, o maior beneficiado é o paciente. A cirurgia é feita de forma menos invasiva e não gera lesões musculares. Consequentemente, ele fica menos tempo no hospital e se recupera muito mais rápido”_.
Ele ressalta que **para evitar** as inflamações no nervo ciático, **fazer exercícios** e evitar o sobrepeso é fundamental. Não ficar por muito tempo na mesma posição e evitar carregar muito peso também pode ajudar. _”Caso os sintomas persistam, é importante procurar um médico para avaliação e realização de exames de imagem”_, recomenda.