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Networking é importante, mesmo já tendo alcançado seu objetivo

Já em 1929 teóricos sabiam que criar e manter relacionamentos é um forte agente transformador, especialmente no crescimento pleno de seu negócio. Círculos sociais fomentam parcerias, geram influência e fortalecem vendas

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Muito se fala sobre a **importância** do **_networking_** para profissionais em início de carreira, abordagem necessária, uma vez que **mais de 70%** das pessoas são contratadas em empresas onde elas já possuem contatos. Mas, como _networking_ continua sendo importante, mesmo que o objetivo profissional já tenha sido alcançado?

Profissionais, de um modo geral, sejam **iniciantes** na carreira, **líderes, gestores** ou pessoas que já ocupam cargos _c-level_, precisam ter em mente que além de **facilitar** a busca por novas oportunidades de trabalho, **fortalecer** a rede de contatos colabora para firmar **parcerias** e, também, identificar clientes. Afinal, é muito mais provável fechar negócios com quem conhecemos e confiamos.

A _“Teoria dos seis graus de separação”_ elucida, ainda mais, a importância da rede de **relacionamento**, pois possui uma forte relação com o trabalho de vendas, _marketing_ e _network_ em uma empresa. Criada em 1929 pelo escritor húngaro **Frigyes Karinthy** no livro _“Tudo é Diferente”_, ela diz que todas as pessoas estão interligadas por um número pequeno de **conexões**. Para o autor, as transformações e avanços na comunicação e transportes viabilizariam que, apesar da distância entre as pessoas, círculos sociais se tornassem cada vez maiores.

Ainda que pareça improvável, a teoria literária inspirou a realidade e a ideia se tornou base para estudos realizados desde 1950 por pesquisadores e empresas, que comprovaram que qualquer indivíduo no mundo pode estar conectado por cinco pessoas. Tamanha foi a repercussão que, em 2008, a **Microsoft** também se dedicou para validar os seis graus de separação usando o banco de dados do Messenger.

Foram analisados cerca de **180 bilhões de duplas** diferentes de usuários, com resultados que comprovaram uma cadeia de conexão que possuía, em média, 6,6 pessoas. Isto é, estamos falando de uma teoria que corrobora a importância e dimensão de nossas redes de relacionamento, ainda que sem percebermos. E, aqui, é possível começar a enxergar de forma mais clara o papel do _networking_ como uma ferramenta **benéfica** mesmo para aqueles que já alcançaram seus objetivos profissionais.

Um líder em posição _c-level_ deve olhar para o **networking** de forma estratégica, como aliado para o crescimento pleno de seu negócio. São relacionamentos que **fomentam parcerias** e **enriquecem indicações** que fortalecem diversos aspectos dentro de uma empresa, tal como a área de vendas. E, não só isso.

Hoje, vivemos em um mundo onde **mudanças são constantes**, é o ambiente macro a ser considerado quando falamos em expansão de negócios, atuação, serviços a oferecer, estratégias, entre outros. Nesse sentido, possuir conexões pode ser algo vantajoso para compreender com mais **afinco** as necessidades dos públicos diversos, além de possuir pontes de contato e influência.

Contudo,é preciso estar preparado para retribuir. Negócios são como uma **via de mão dupla**, não pense apenas pelo lado vantajoso, entenda que é preciso **retribuir** também. Parcerias são fomentadas assim, com trocas que valorizam suas conexões e as aproximam cada vez mais.

**Sobre o autor**

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**Fernando Cavalcanti** é Economista, vice-presidente e sócio do **NWGroup**, tem buscado intensificar o processo de profissionalização e competitividade do grupo, além da busca constante pela inovação para promover impacto positivo na gestão empresarial e financeira, gerando economia de tempo e custos aos clientes atendidos.

Iniciou sua trajetória profissional no **NWADV** (Nelson Wilians Advogados) em 2009, na área institucional, com atuações nas filiais de Belo Horizonte, Santos e Campinas. Em 2017, como assessor da presidência do escritório **Nelson Wilians Advogados**, passou a exceder suas atividades em São Paulo. Hoje, o executivo soma às suas responsabilidades de vice-presidente e sócio, os cargos de Diretor Financeiro do Instituto Nelson Wilians.

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