Na teoria, o Vasco entrou em campo pressionado, na tarde deste domingo (3), para enfrentar a Portuguesa. Momentos antes, o Botafogo vencera o Fluminense por 4 x 2, no Maracanã, e o time de São Januário não poderia sequer empatar. Mas não houve tempo para sofrimento. Com dois minutos, o cruz-maltino abriu o placar com um gol de Payet, o destaque da partida, e ampliou ainda na primeira etapa. No final, a equipe comandada por Ramón Diaz confirmou o favoritismo e bateu o adversário por 4 x 0.
🇦🇷 ➡️ 🇫🇷
O gol de @dimpayet17 com assistência de Vegetti 😍#VASxPOR 1️⃣-0️⃣ #Carioca2024 #VascoDaGama pic.twitter.com/D11EYgfcTc
— Vasco da Gama (@VascodaGama) March 3, 2024
Com 22 pontos, o Vasco assegurou a terceira colocação e, pela terceira vez consecutiva, vai disputar as semifinais do Campeonato Carioca, desta vez encarando o azarão Nova Iguaçu, que garantiu o vice-campeonato da Taça Guanabara ao vencer o Volta Redonda por 2 x 1. O time da Baixada Fluminense, o único a vencer o Vasco este ano, tem a vantagem do empate no placar agregado das duas partidas, por ser o time com melhor campanha entre os dois. A outra semifinal vai ser disputada por Flamengo, campeão da Taça Guanabara, e o Fluminense, que ficou quarto. O Flamengo também tem vantagem.
Além da vaga na fase decisiva do estadual, o jogo deste domingo também marcou a volta do Vasco a São Januário, depois de mais de um mês jogando pelo Brasil e em outros estádios no Rio de Janeiro. A última partida em seu estádio havia sido no dia 25 de janeiro, na vitória por 2 x 0 sobre o Madureira.
Desde o apito inicial, o Vasco mostrou que iria para cima. Logo aos dois minutos, Vegetti recebeu lançamento de João Victor, conduziu e serviu Payet na área. O camisa 10 só teve o trabalho de empurrar para o gol e abrir o placar da partida. O brilho do astro francês não parou por aí.
Aos 30, Payet deu um lindo drible na ponta esquerda, e tocou na área para Galdames. O chileno, de primeira, serviu Adson, que chutou no canto e ampliou a vantagem do time de São Januário. A Portuguesa até esboçou uma reação e quase diminuiu com Joazi, mas o jogo foi para o intervalo em 2 x 0 para a equipe da casa.
Na volta para o segundo tempo, o Vasco quase fez o terceiro com Sforza, em cruzamento de Payet, mas o argentino chegou atrasado. Mas o gol não demorou para sair. Aos 19, Payet deu um lindo lançamento para Vegetti, que tocou entre as pernas do goleiro e colocou 3 x 0 no placar. O dia era mesmo do Vasco. Aos 37, Payet novamente avançou pelo meio, driblou até o árbitro e tocou na medida para David, que tocou na saída de Dida e fechar o placar em 4 x 0.
Agora, o Vasco volta suas atenções para outra competição. Nesta quinta-feira (7), a partir das 20h, recebe o Água Santa, em São Januário, pela segunda fase da Copa do Brasil. Uma vitória por qualquer placar classifica o time da casa. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Do outro lado, a Portuguesa, que terminou o estadual na sétima colocação, com 14 pontos, joga no domingo (10), pela semifinal da Taça Rio. Vai pegar o Boavista, em Bacaxá. O Botafogo, que joga o mesmo torneio, enfrenta o Sampaio Corrêa, provavelmente no mesmo dia. (com Estadão Conteúdo)
VASCO 4 X 0 PORTUGUESA-RJ
VASCO – Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Medel, Léo (Mateus Carvalho) e Lucas Piton; Sforza (Praxedes), Galdames (De Lucca) e Payet; Adson (Rossi) e Vegetti (David). Técnico: Ramón Díaz.
PORTUGUESA – Dida; Ronaldo, Diego Guerra, Pedro Botelho e Joazi; João Paulo (Coppetti), Wellington Cézar, Anderson Rosa (Vinícius) e Lucas Santos (Guilherme Silveira); Cesinha (Pedrinho) e Patrick Carvalho (Hernane Brocador). Técnico: João Carlos Ângelo.
GOLS – Payet, aos dois, Adson, aos 30 da etapa inicial, e Vegetti, aos 19, e David, aos 37 da etapa final.
CARTÕES AMARELOS – Anderson Rosa, Wellington Cézar (Portuguesa).
ÁRBITRO – Yuri Elino Ferreira da Cruz.
RENDA E PÚBLICO – Não divulgados.
LOCAL – São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).