Com uma história que completará 15 anos em maio de 2024, o Instituto TODDE conta com dois importantes braços de atuação em Brasília: o Society e o Bussiness. Enquanto o primeiro é focado em educação de elite e inclui um programa inédito para formação de empreendedores e desenvolvimento profissional, o segundo compreende ações que refletem o comprometimento social e cultura da instituição.
“O Instituto Todde tem uma história singular de excelência que envolve programas sociais e educacionais de vanguarda. Este instituto não apenas redefine os padrões de qualidade e resultado, mas também desenha um novo paradigma para a transformação sociocultural e educacional”, disse João Paulo Todde, sócio fundador e CEO do Instituto TODDE, ao contar que a ideia de criar a entidade surgiu da proposta de redesenhar os modelos de aprendizado gerando oportunidades excepcionais para indivíduos talentosos, independentemente de suas origens socioeconômicas.
“Ao logo dessa trajetória, o balanço do instituto totaliza mais 100 agendas culturais presenciais, beneficiando mais de 2,5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, além das atividades online por meio do canal no YouTube, TODDEtv. Também já realizou mais de 80 ações sociais que beneficiaram em torno de 2 mil famílias. Na área de ensino, foram capacitados mais de 12 mil alunos presencialmente e aproximadamente 40 mil pela plataforma de EAD, online ”, contabilizou Maria Fernanda Todde, presidente do Instituto Society.
Karina Romano, presidente do Instituto TODDE Business, conta que, até meados de 2017, a entidade chegou a ter em torno de 200 cursos, presenciais e online, mas desde então, o foco foi direcionado para a criação, desenvolvimento e aperfeiçoamento do CEO Business School – CEOmind, liderado pela ex-presidente e pesquisadora Karla Carvalhal. O programa trata-se de uma base de formação e capacitação em habilidades humanas, contemplando 33 matérias capazes de alçar o indivíduo à elite profissional.
“Agora, estamos fortalecendo ainda mais o CEO Business School, com duas novas etapas, que são a seleção de profissionais com determinada proficiência e a sua alocação como trainees e ou colaboradores nas mais variadas e bem posicionadas empresas brasileiras”, contou Romano, ao detalhar que também atua para promover constantemente a modernização e a inovação de todas as capacitações, com a expansão de espectro de atuação, atingindo desde o ensino fundamental ao funcionalismo público consolidado.
Ela detalhou que outros cursos são o Holding Familiar, que tem como foco o desenvolvimento de alto nível técnico jurídico; e o Roteiro Geopoético, realizado de forma piloto em Brasília para preparar e capacitar turismólogos e guias turísticos, inserindo-os num mercado ainda pouco explorado, gerando renda e economia. “Para março, vamos lançar ainda um curso com 12 encontros de capacitação em sommelier de charutos, com bastante conteúdo técnico, histórico e experimental”, anunciou Karina.
Os cursos, que são de excelência e com certificação, possuem tanto o formato presencial, quanto online, com durações que variam de um dia até um ano. Na carteira de serviços, o Instituto também realiza palestras para atualizar profissionais para o mercado, como também in company, criadas especialmente para determinada necessidade da empresa.
“A programação de cursos para este ano está em elaboração. O foco será nas principais demandas do mercado mundial, principalmente, pautadas em sustentabilidade, inovação, tecnologia e reestruturação de cadeias produtivas consolidadas, a quais estão sob forte pressão por adequação às atuais necessidades e tecnologias”, completou Karina Romano.
Compromisso social – O Instituto tem uma visão ampla e inovadora, unindo as causas sociais às necessidades do mercado, com vistas a geração de renda e a movimentação econômica-social. Nesse escopo, são beneficiados estudantes, crianças, idosos e pessoas em vulnerabilidade social.
Entre os programas ativos e perenes, estão a Arte à Mão (visitação às obras de arte da sede do Instituto ao público estudantil com intuito de fomentar o gosto e o conhecimento pela arte mundial); Sarau: Arte Que Faz Bem (encontro musical capitaneado por um pianista uma vez ao mês); TODDE Amigo (doações de alimentos, vestuários e produtos de higiene para crianças em vulnerabilidade social de 6 meses a 12 anos); e o Andar Bem (profissionalização da gestão de entidades filantrópicas que necessitam de regularização de sua atividade para serem contempladas pelos programas públicos de desenvolvimento).
“Estamos antenados com a necessidade da comunidade em pautas sociais , portanto, resolvemos dedicar uma área desta instituição para auxiliar todas as classes sociais, dando oportunidade a todos de terem contato com o que há de melhor na área do conhecimento, da cultura e da inclusão social, afinal, ao aprimorarmos as pessoas, melhoramos sua qualidade de vida, garantindo um futuro grandioso, finalizou João Paulo Todde.