GPS Brasília comscore

Crimes contra patrimônio lideram atendimento de prisões da DPDF em 2024

Os crimes contra o patrimônio se consolidaram como as ocorrências mais comuns que resultaram em prisões provisórias no início de 2024, conforme relatório do Núcleo de Assistência Jurídica das Audiências de Custódia e da Tutela Coletiva dos Presos Provisórios da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e que o GPS|Brasília teve acesso.

Com a violação do direito de propriedade e prejuízo material, financeiro ou econômico às vítimas, os crimes contra o patrimônio compreendem uma variedade de delitos, incluindo furto simples e qualificado, estelionato, receptação, roubo e extorsão, todos com o objetivo de obtenção de vantagem ilícita pelo criminoso em detrimento da vítima.

Dos 398 atendimentos realizados em janeiro, 145 envolveram esse tipo de crime, representando 36,4% do total. Além disso, o relatório registrou 98 casos de violência doméstica (24,6%), 62 casos de tráfico de drogas (15,5%) e outras ocorrências, como crimes contra a vida, previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), descumprimentos de medidas protetivas, crimes contra a dignidade sexual e infrações previstas no Estatuto do Desarmamento.

Em relação às regiões com o maior número de prisões, Ceilândia lidera o ranking do relatório da Defensoria Pública, com 40 prisões realizadas entre 8 e 31 de janeiro de 2024, seguida por Samambaia, com 35 prisões, e Brasília, com 30 prisões. A maioria dos custodiados têm entre 30 e 35 anos (18,34%), do gênero masculino (89,45%), com o ensino fundamental incompleto (40,95%) e identificados pela pele parda (67%).

Para o Defensor Público do Núcleo de Assistência Jurídica das Audiências de Custódia e da Tutela Coletiva dos Presos Provisórios da DPDF, Alexandre Fernandes Silva, a coleta e análise desses dados são essenciais para orientar as ações de prevenção e intervenção das instituições e dos órgãos competentes.

“A partir do momento em que temos as informações referentes aos crimes mais cometidos e às regiões com maior índice de ocorrências, por exemplo, podemos planejar ações de prevenção e evitar que ocorram novos casos. Os dados são importantes não só para a Defensoria Pública, mas também para os demais órgãos que compõem o sistema de Justiça”, analisou.

Confira alguns dados:

Relatório de janeiro/2024 | Fonte: DPDF

Relatório de janeiro/2024 | Fonte: DPDF

Relatório de janeiro/2024 | Fonte: DPDF

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Coordenação da ABE reforça protagonismo dos vinhos e espumantes brasileiros …

Pesquisa revelou que 47% dos homens se achavam bonitos, 44% …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.