GPS Brasília comscore

Berlinale surpreende e reafirma compromisso político

Havia, desde o começo, muita **curiosidade** e até **desconfiança** pelo que o **júri** presidido por **Kristen Stewart** poderia premiar no **Festival de Berlim**. Kristen é uma _popstar_. Há muito que deixou de ser a protagonista de _Crepúsculo_, e há algum tempo se exercita no cinema **autoral** (Olivier Assayas, Mia Hansen-Love, Pablo Larraín).

Kristen fez um **discurso** apaixonado no palco, no sábado, 25. _”Às vezes alguns filmes vêm nos dizer coisas necessárias sobre o estado do mundo que vivemos. Não são filmes fáceis. Nos obrigam a compartilhar sentimentos, a ter empatia.”_ E anunciou que o **Urso de Ouro** ia para _Sur L’Adamant_.

Chamado ao palco, o diretor **Nicolas Philibert** não conseguia ocultar a **surpresa**. _”Mas vocês estão loucos?”_, dirigiu-se ao júri. Justamente a loucura.

_L’Adamant_ é o nome do **barco**, ancorado no Sena, em Paris, que abriga um centro de **acolhimento** a pessoas com **distúrbios mentais**. No final, o diretor deixa o espectador com uma pergunta: _Nesse mundo de ódio, até quando existirão pessoas assim, com seu olhar compassivo para a exclusão social e o sofrimento humano?_

O interessante é que um dos **documentaristas** mais **prestigiados** hoje, Mark Cousins, integrava o júri especial que premiou o melhor doc. Philibert foi ignorado nesta categoria. Ganhou a mexicana Tatiana Huezo, por _El Eco_, sobre **tradições** numa comunidade fronteiriça.

É possível que a experiência de Kristen com **autores franceses** e a presença da atriz franco-iraniana Golshifteh Farahani no júri tenham influenciado as escolhas.

Houve mais um francês premiado, e Philippe Garrel ficou tão ou até mais surpreso do que Philibert. O júri justificou a escolha de _Le Grand Chariot_ citando a **juventude** do cineasta de 74 anos. Eterno _nouvelle vague_, Garrel dedicou seu **Urso de Prata** a _Godard_, morto em 2022.

Stewart ajudou a entregar o prêmio de **interpretação**. Falou do que significa **representar**, em especial quando se é **criança**. Kristen sabia do que falava.

O prêmio foi para Sofia Otero, do longa **espanhol** _20.000 Espécies de Abelhas_, de Estibaliz Urresola Solaguren. A família da atriz de nove anos chorava copiosamente.

Foram dias **intensos** de um festival que começou com uma fala, em vídeo, de Zelenski agradecendo o **apoio à Ucrânia** e teve **manifestações** diárias em defesa das iranianas.

_* As informações são do jornal O Estado de S. Paulo._

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

A prática faz bem ao humor e libera endorfinas, mas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.