Representantes da bancada do Distrito Federal na Câmara e no Senado estiveram com a reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Veruska Machado, na segunda-feira (5), para tratar da construção dos campi de Sobradinho II e Sol Nascente.
O projeto de expansão começou a ser articulado pela senadora Leila Barros (PDT-DF) após o presidente Lula anunciar em dezembro que o governo iria expandir os institutos federais até 2026. A expectativa é de que o presidente Lula apresente a lista definitiva dos novos institutos federais nos próximos dias.
Os congressistas entraram nas articulações que precisam ser feitas para garantir o início das obras, como a cessão dos terrenos e as liberações com o poder Executivo local. Participaram da reunião, a senadora Leila Barros, a deputada Erika Kokay (PT-DF), o deputado Reginaldo Veras (PV-DF) e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (Iphan), Leandro Grass.
Em janeiro, a senador Leila recebeu do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a confirmação de que Sobradinho II e Sol Nascente seriam contemplados com as novas unidades. Com isso, o IFB passará a contar com 12 campi espalhados no Distrito Federal.
“Os novos campi são importantes para impulsionarmos o desenvolvimento dessas regiões administrativas e para qualificar os jovens brasilienses”, disse a vice-líder do governo no Senado.
Com uma abordagem multifacetada, o IFB oferece atualmente 56 cursos, tanto técnicos e superiores como também de pós-graduação.