O Governo do Distrito Federal (GDF) convocou, para esta terça-feira (6), uma reunião para debater a atuação da imprensa no tratamento dos casos de feminicídio. O encontro, marcado para as 10h na Sala de Gestão Estratégica do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), tem como objetivo principal discutir o papel da mídia na ampliação das ações de proteção às mulheres.
A reunião contará com a presença de membros da Rede Distrital de Proteção à Mulher, da secretária da Mulher, Giselle Ferreira, representantes do Sistema de Justiça do DF, como o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, além de órgãos do GDF, universidades e outros segmentos da sociedade civil.
A pauta central será a importância da mídia no aperfeiçoamento das estratégias de proteção às mulheres vítimas de violência. O chamado ocorre em meio a um contexto em que a atenção para o combate ao feminicídio se torna cada vez mais urgente.
Recentemente, a comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Ana Paula Barros, concedeu uma entrevista exclusiva ao portal GPS|Brasília, quando destacou a relevância da união da sociedade civil, da imprensa e das autoridades para enfrentar os crimes evitáveis contra as mulheres.
Durante a gravação, a comandante abordou a importância do combate ao feminicídio, destacando o papel tanto da polícia quanto da sociedade civil nesse processo.
“A polícia está preparada, estamos procurando capacitar nossos policiais para lidar com essa questão, mas precisamos do apoio da sociedade e da mídia para abordar o assunto de forma a não ‘sensacionalizar’ o agressor, mas sim encorajar e apoiar as vítimas”, defendeu.