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É fã de futebol americano? Saiba o que esperar do Super Bowl

Cifras altíssimas envolvidas, shows espetaculares, o horário comercial mais caro do mundo e, claro, uma partida que sempre tira o fôlego dos fãs mais declarados de futebol americano. Quando o assunto é Super Bowl, a icônica final da National Football League (NFL), o mundo inteiro para pra assistir.

Apesar de não ser tão popular em terras brasileiras quanto o futebol — aquele jogado com o pé, onde somos pentacampeões —, a cada ano que passa, o Brasil bate recordes de audiência assistindo a partida, que neste ano ocorrerá no próximo domingo, dia 11 de fevereiro.

Vale lembrar que a partida a ser disputada na semana que vem define o campeão da NFL de 2023, mas e quanto ao restante? Já sabe o que te aguarda?

O reencontro entre Kansas City Chiefs x San Francisco 49ers

Há quatro anos, no dia 2 de fevereiro de 2020, a partida entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers rolava durante a 54ª edição do Super Bowl, que definiria o campeão de 2019. Em um jogo cheio de viradas, o 49ers até então levava a melhor, mas foi surpreendido com o time liderado por um quarterback novato até então: Patrick Mahomes, que levou o Chiefs a conquistar novamente um título após 50 anos de espera.

E, em 2024, a final que agitou os fãs em uma época pré-pandemia volta a acontecer: ainda liderados por Patrick Mahomes — hoje considerado um dos maiores de sua posição — e com nomes como Travis Kelce e Justin Reid, o Kansas City Chiefs chega para disputar a sua quarta final em cinco anos, tendo dois títulos conquistados desde então.

De lá pra cá, o time só ficou de fora do Super Bowl de 2021, que foi disputado por Cincinatti Bengals e Los Angeles Rams. Mas não existem só glórias na brilhante trajetória do Chiefs: após a vitória contra o 49ers, o time perdeu o Super Bowl da temporada seguinte contra o Tampa Bay Buccaneers, time liderado por ninguém menos que Tom Brady, considerado um dos maiores nomes da NFL de todos os tempos. A vitória culminou mais tarde na aposentadoria do jogador, que hoje atua como comentarista.

E é claro que o San Francisco 49ers não esqueceu a derrota de 2020. O time, que foi campeão pela última vez em 1994, hoje possui em seu elenco nomes como George Kittle, Nick Bosa e um quarterback novato — Brock Purdy, que com dois anos de casa chega a seu primeiro Super Bowl — e, agora, querem que o final dessa partida seja diferente.

Os 49ers não tiveram uma trajetória tão brilhante quanto os Chiefs, chegando a ter problemas com o elenco e ficar de fora dos playoffs, mas voltou renovado e disposto a conquistar o sexto título de sua história. O palco desse reencontro emocionante vai ser o Allegiant Stadium, casa do Las Vegas Raiders.

Mas e o show?

O ‘Halftime Show do Super Bowl’ é um dos momentos mais esperados para quem não curte tanto assim o futebol americano, mas gosta de ver a organização e estrutura megalômanas que tornam possível o show de 15 minutos de alguns dos maiores artiistas da música.

Michael Jackson, Prince, Paul McCartney, Madonna, Beyoncé, Bruno Mars e Coldplay são só alguns dos nomes que já foram responsáveis pelo entretenimento nos intervalos do Super Bowl. Após anos sumida dos palcos, Rihanna anunciou sua segunda gravidez durante a apresentação de 2023.

Foto: Reprodução/Instagram

Neste ano, quem vai comandar a festa é o rapper Usher, dono de sucessos como ‘Yeah’, ‘DJ got us falling in love’ e ‘My boo’, gravado com a cantora Alicia Keys.

Valores milionários envolvendo a partida

É de se imaginar que o preço de um ingresso para assistir um jogo tão icônico não seja barato, e de acordo com dados da plataforma Thick Pick, o ticket médio para conferir o Super Bowl deste ano está em cerca de USD 9,8 mil dólares, o valor mais caro da história da NFL.

Um outro fator que vem colaborado para esses valores estratosféricos é Taylor Swift. A cantora, que esteve em turnê recentemente pelo Brasil, assumiu namoro com o tight-end Travis Kelce, um dos maiores jogadores do time e responsável também pela incrível campanha do Chiefs nos últimos anos.

Taylor é vista com frequência nos jogos apoiando o namorado, e estima-se que o impacto de seu relacionamento com o atleta tenha gerado cerca de USD 331, 5 milhões de dólares em valor de marca tanto para o Chiefs quanto para a NFL.

Os comerciais mais caros do mundo

Ter a sua marca divulgada durante o comercial do Super Bowl não é para todos os bolsos, e mesmo assim, os horários são disputadíssimos: é preciso desembolsar USD 7 milhões para aparecer por 30 segundos, e em novembro de 2023, a CBS já havia anunciado que todos os espaços já estavam esgotados.

Marcas como BMW, Doritos, Dove, Kawasaki, Kia, M&M’s, Oreo, Pringles, Uber Eats e Volkswagen já garantiram seus espacinhos e irão aparecer na propaganda do maior evento esportivo dos Estados Unidos. Uma das gigantes que ficou de fora em 2024, por exemplo, é a Heineken.

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