O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, foi homenageado, na noite desta quinta-feira (1º), durante um coquetel no Lago Sul. O evento, organizado pela Revista Justiça & Cidadania, reuniu inúmeras autoridades, além de amigos, advogados e assessores do novo titular da Esplanada dos Ministérios.
O GPS|Brasília registrou a festividade, que também contou com a presença de vários juristas, entre eles o ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo, e o ministro Silvio Luiz de Almeida, dos Direitos Humanos.
Acompanhado pela esposa, a também advogada Iara Lewandowski, o ex-integrante da Suprema Corte recebeu abraços e cumprimentou os convidados na festa realizada na QL 26, do Lago Sul.
Durante a comemoração, Lewandowski agradeceu a torcida para a nova missão e elogiou, por diversas vezes, o antecessor, Flávio Dino, que deixou a pasta nesta manhã, após a posse, no Palácio do Planalto, comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O novo titular da Esplanada ainda não finalizou os convites para a formação da equipe, mas tem prestigiado antigos assessores, de quando ainda integrava a Suprema Corte, para compor a atual estrutura ministerial.
Além do advogado e professor Manoel Carlos de Almeida Neto, que comandará a Secretaria Executiva da pasta (no lugar de Ricardo Cappelli), Lewandowski também escolheu Ana Maria Neves, que foi chefe de gabinete quando ele foi presidente e ministro do STF. El vai exercer a mesma função na atual função do jurista.
Em outra frente, Wadih Damous continuará liderando a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor e Estela Aranha assumirá a Secretaria de Direitos Digitais, enquanto Elias Vaz ficará à frente da Secretaria de Assuntos Legislativos.
Sheilla de Carvalho ocupará a Secretaria de Acesso à Justiça do ministério, enquanto o atual titular, Marivaldo Pereira, passa a ser o secretário-executivo adjunto da pasta.
Mário Sarrubbo, procurador-geral de Justiça de São Paulo, assumirá o cargo de secretário nacional de Segurança Pública, sucedendo o trabalho de Tadeu Alencar.