O governador Ibaneis Rocha (MDB) orientou, nesta quinta-feira (25), que se alguém perceber sintomas da dengue, como febre e dores no corpo, deve procurar imediatamente uma unidades públicas de saúde do Distrito Federal, sendo as Unidades Básicas (UBS) para casos leves e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), nos sintomas mais graves.
A declaração ocorre após o chefe do Executivo ter decretado situação de emergência na saúde pública após o aumento de mais de 600% dos casos da doença registrados na capital federal.
“Diante desse cenário, orientamos que, nos casos leves, busquem uma das 176 UBS ou a tenda de acolhimento mais próxima. Sintomas como febre alta, dores no corpo, nas articulações, atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite e possíveis manchas vermelhas são sinais de alerta. Em casos mais graves, como dores intensas na barriga, vômitos persistentes, sangramentos e tontura, recomenda-se procurar uma UPA ou um de nossos hospitais regionais. Agradecemos a colaboração de todos e continuamos juntos na luta contra a dengue, para preservar a saúde de cada cidadão do Distrito Federal”, declarou o emedebista.
Mais cedo, diante do cenário preocupante, Ibaneis antecipou ao GPS|Brasília que está “estudando” a possibilidade de recriar a sala de monitoramento de crise, erguida no Palácio do Buriti durante a pandemia para acompanhar os casos de covid-19 em Brasília e na região metropolitana.
Recentemente, várias tendas para acolhimento de pacientes foram instaladas em regiões com maior número de registros da dengue. Até agora, segundo o emedebista, mais de 7 mil atendimentos.
Seguimos unindo esforços com todas as administrações, hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) January 25, 2024