**Ocupação** e **ressignificação** do espaço público são as palavras de ordem. Com o **Setor Carnavalesco Sul** como projeto inaugural, em 2018 nasceu o [No Setor](https://www.instagram.com/nosetor/?hl=pt). Tudo começou graças à **inquietação** de Caio Dutra. Depois de sair do curso de **Engenharia de Produção**, **empreender** foi sua atividade principal. Depois de uma infância convivendo no **Setor Comercial Sul (SCS)**, onde seu pai tinha um negócio, seu envolvimento com a dinâmica cultural do espaço começou em 2015, onde organizou um evento para cerca de 50 pessoas dentro de uma garagem de um dos prédios do local.
>”O preconceito com o lugar afasta as pessoas. Por outro lado, a cultura é a força motriz para mudar a percepção. As ocupações quebram os estigmas”, comenta.
![Caio Dutra (1).png](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Caio_Dutra_1_a77b040155.png)
Assim, depois de diversos eventos no SCS, Caio criou o _No Setor_. De lá pra cá, diversos **eventos, projetos e ações sociais** tomaram conta do SCS e, assim, deram luz a esse **espaço cultural** que se encontra no coração do DF e ao seu potencial. Agora, depois de três anos, o _Pré Setor Carnavalesco Sul _volta a acontecer no SCS. Mais de 20 artistas, a maioria deles do Distrito Federal, vão se apresentar na Galeria dos Estados, entre o Setor Comercial Sul e o Setor Bancário Sul, nas noites de 7, 14, 21 e 28 de janeiro, mostrando boa parte da riqueza cultural que nasce e cresce no quadradinho.
>”Assim como tem a Lapa, no Rio de Janeiro; a Rua Augusta, em São Paulo; o Marco Zero, em Recife e a Times Square, em Nova York, temos o Setor Comercial Sul, em Brasília, e a cultura exercendo papel de potência de transformação”, afirma Caio.
![Espetáculo Mirage (Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Espetaculo_Mirage_divulgacao_77f15dce83.jpg)
A curadoria para os quatro dias de festas levou em consideração que o **enredo carnavalesco cerratense** é diverso, plural e efervescente, e os nomes de cada dia representam fortemente essa abundância. A intenção é **avivar a energia** de folia.
Sendo assim, a ocupação do centro de Brasília, principalmente do Setor Comercial Sul, ganha um **capítulo** importante com a realização do **Pré-Carnaval** na Galeria dos Estados, que passou por processo de **transformação** recentemente.
Além dos **eventos** que valorizam a cultura brasileira e local, o _No Setor_ também é sobre **inclusão, sustentabilidade** e luta contra a **gentrificação** (processo de exclusão da comunidade originária a partir da valorização do território). Entre 2018 e 2019, por exemplo, foram feitas **intervenções** em cultura, inovação, turismo, hortas urbanas, debates e ações com **moradores de rua** intentando influenciar positivamente a vida de cerca de 200 mil pessoas que frequentavam o lugar.
![DJ Marceline (Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/DJ_Marceline_foto_divulgacao_fe29991b79.jpeg)
![Martinha do coco (Foto: Cortesia/Nega Cruz)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Martinha_do_coco_foto_Nega_Cruz_5eb53918aa.JPG)
Já durante a **pandemia**, em 2020, sanar as demandas de **sobrevivência** das pessoas que ocupam o local foi um dos objetivos do instituto. Os **debates** foram retomados e, juntamente com o _Jornal Jararaca_, migrou totalmente para o ambiente **online**.
Confira a **programação completa** do Pré Setor Carnavalesco Sul:
– 07 de janeiro || _Bloco das Divinas Tetas, Bloco do Calango Careta, Aparelhinho, Filhos de Guetta, Odara Kadiegi e Cia Miragem – Circo & Dança_;
– 14 de janeiro || _Samba Urgente, Martinha do Coco, Baile da Letícia Fialho, Bloco MamaTa Difícil e Tamara Maravilha_;
– 21 de janeiro || _Yago Oproprio, Jean Tassy, Puro Suco, Kel & Margaridas, Umiranda, Beat do MK e DJ Kayaman_;
– 28 de janeiro || _Getúlio Abelha, Cxxju, DJ Marceline, Úrsula Zion, K DQ Onijá e a vogueball Delírios Carnavalescos apresentada pela House of Bastet_.
No último dia, 28, a programação será **diferenciada** e, além dos **shows**, haverá a _vogueball Delírios Carnavalescos_, apresentada pela _House of Bastet_, em referência ao bloco carnavalesco _Bunda do Delírio_ que se apresentou no Carnaval de 2020.
Miranda Almeida Bastet, **produtor** da _vogueball_, explica que as _Balls_ são eventos onde as pessoas que participam da cultural Ballroom se reúnem para **performar** e **competir** em categorias por meio da **dança** chamada _Vogue_. Na festa do dia 28, haverá 10 categorias de participação com **temáticas** carnavalescas e **premiações** para participantes vencedores.
**Serviço**
**Pré Setor Carnavalesco Sul**
**Dias e horários**: 7, 14, 21 e 28 de janeiro, às 22h
**Local**: Galeria dos Estados
**Ingressos**: no [link](https://www.ingressolive.com/prescs2023)
**Classificação indicativa**: 18 anos
**Outras informações**: no [site](https://setorcarnavalescosul.com.br/)