GPS Brasília comscore

Pablo Marçal: o coach que coleciona patrimônio e polêmicas nas redes

Num primeiro momento, o número realmente impressiona. Afinal, são mais de 7,4 milhões de pessoas que acompanham no Instagram os conselhos de Pablo Marçal, coach de autoajuda que ganhou notoriedade por estimular os seguidores a realizarem tarefas desafiadoras, sempre com o objetivo de “virar a chave” e, assim, “conquistar o sucesso”, seja na na área das finanças ou na vida pessoal. 

Apesar da inquestionável ascensão nas redes, multiplicando diariamente os engajamentos pelo conteúdo atrativo (quem não quer descobrir “o segredo” sucesso?), Marçal também começou a sentir na pele o efeito negativo da fama digital. Isso porque, aos olhos de muitos perfis, alguns contos do goiano parecem improváveis e destoantes da realidade. 

De algum tempo para cá, inúmeros internautas têm usado recortes das palestras do influenciador para questionar a veracidade desses relatos. Um dos mais compartilhados é o de quando Marçal afirmou ter descoberto uma suposta pane no helicóptero, onde estava com sua família, antes mesmo de o piloto desconfiar.

“Cê sabe que o motor tá parando né? Mas calma. Dê o seu melhor. Você foi treinado para isso e qualquer coisa estou aqui”, teria dito o influenciador ao comandante da aeronave durante o momento de pânico. 

O depoimento foi apenas um dos que viraram “piada” na internet, já que os usuários passaram a duvidar da veracidade da história contada pelo coach, incluindo especialistas em aviação. 

Polêmicas

Esse não é o único episódio viralizado nas redes sociais contra a credibilidade de Marçal, que afirma residir numa casa extremamente luxuosa. Há também relato de que, um dia após ter aprendido a nadar, começou a ensinar outras pessoas. Ainda segundo ele, duas semanas depois, passou a disputar provas de resistência, quando teria conquistado “o 5º lugar” no Triatlon (veja o vídeo abaixo).   

Outro recorte que ganhou notoriedade foi de Marçal relatar ter decidido fabricar toda a marcenaria da casa nova após reclamar do preço cobrado pelo profissional especializado, mesmo sem nunca ter desenvolvido a tarefa. No relato, o coach teria aprendido a modalidade por meio de vídeos instrutivos publicados no YouTube. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por André Snow ❄️ (@andree_snow)

Riscos e óbito

As falas de Pablo Marçal não repercutem apenas em recortes na internet. Além de influenciador digital, o coach liderou uma expedição, em 2022, ao topo do Pico dos Marins, situado no interior de São Paulo. No entanto, a empreitada falhou e os participantes tiveram que ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros, após condições adversas do clima, as quais fizeram com que o grupo se perdesse durante a jornada.

A expedição, inicialmente composta por 60 integrantes, acabou sendo finalizada com o resgate de 32 pessoas que participavam do treinamento motivacional de Marçal. Registros da jornada foram compartilhados nas redes sociais do coach. Mesmo diante dos alertas meteorológicos registrados desde o início, Marçal e participantes insistiram na continuidade do desafio, quando convocaram uma oração para que Deus “interrompesse” a mudança climática.

Ao minimizar a situação de risco, o mentor afirmou, à época, que “quem não quer correr risco fica em casa vendo stories'” e ressaltou que ninguém foi obrigado a enfrentar a exposição ao perigo.

Outro episódio controverso ocorreu no ano passado, quando Bruno Teixeira, de 26 anos, faleceu após um mal súbito durante uma maratona. A vítima, inicialmente, aceitou correr 21 km como desafio pessoal, mas o trajeto teria sido ampliado para 42 km, sem o conhecimento prévio.

O incidente, datado de 5 de junho de 2023, teve como ponto de encontro a Plataforma Internacional, empresa de Pablo Marçal. Em um vídeo postado nas redes sociais, Bruno chegou a brincar com a situação antes do óbito, e expressou surpresa pelo percurso ter sido duplicado. Curiosamente, Marçal também havia publicado o mesmo desafio em suas redes no mesmo dia.

De acordo com o boletim de ocorrência, durante a corrida, Bruno desmaiou e foi levado ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em um carro particular. Infelizmente, os médicos não conseguiram reanimá-lo após cerca de 1 hora de tentativas. 

Pretensão política

Não é novidade nas redes que Pablo Marçal tem o objetivo ousado de virar o novo presidente do Brasil. Motivado por políticos de todo o país, o coach chegou a anunciar que seria presidenciável do Pros em 2022. Contudo, o partido desistiu da candidatura própria e decidiu apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito naquele pleito. 

Pablo, então, foi candidato a deputado federal pela mesma sigla por São Paulo. Porém, após uma decisão favorável da Justiça Eleitoral, o então ministro Ricardo Lewandowski, que integrava o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu o registro do influenciador, que teve de adiar os planos de ingressar no mundo político, por problemas na entrega de documentações exigidas.

Marçal chegou a ter 243.029 votos naquele pleito e constou como deputado federal eleito, mas a decisão superior invalidou o resultado e fez com que o candidato Paulo Teixeira (PT) assumisse como titular a cadeira no Congresso Nacional. Na ocasião, ele declarou ter um patrimônio de quase R$ 88 milhões à Justiça Eleitoral.

Em vídeos também compartilhados, Pablo Marçal orienta que, para se ganhar dinheiro na internet, a solução seria simples: a replicação de recortes de suas próprias palestras nas redes. Segundo ele, a reprodução desses conteúdos já gerou renda extra “a mais de 300 alunos” dele.

Confira: 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sidney Luiz Vagliengo (@opastorsidney)

 

Veja também

Quanto mais cedo um adolescente tem acesso a substâncias como …

Ação visa informar e educar a população sobre zumbido, misofonia …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI