Radicado na capital, Celso Junior dá o pontapé em um projeto que homenageia Brasília. Pelos próximos meses, a cidade será palco de uma experiência cultural sustentável, com a realização da exposição a céu aberto ‘Galerias Urbanas – Brasília Azul’.
O fotógrafo assina as imagens que serão exibidas em totens sustentáveis, carregados por energia solar e visíveis 24h, que passarão pelo Parque da Cidade e mais três regiões administrativas: Águas Claras, Taguatinga e Sobradinho.
O projeto, idealizado pela IPCB Realizações em parceria com a Secretaria de Turismo, ressignifica o espaço público por meio da arte e da tecnologia, oferecendo uma visão única sobre Brasília.
“Projetos como esse colaboram com a divulgação turística da capital, colocando em evidência outras formas de contemplar o turismo. As fotografias do Celso Júnior são verdadeiras obras que apresentam Brasília por outros ângulos e contribuem para a divulgação turística”, afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
Ao todo, serão 15 estruturas, projetadas para exibição em áreas urbanas de grande circulação. O projeto já passou por vários cantos do País, como Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Belém e Fortaleza, e agora chega a quatro regiões administrativas do Distrito Federal. Em cada RA, as imagens ficarão expostas por 30 dias corridos.
‘Galerias Urbanas – Brasília Azul’ captura a capital da República sob o olhar de uma única cor. A seleção de fotografias reflete a riqueza do azul que permeia a cidade, desde os vitrais de Marianne Peretti na Catedral até os azulejos de Athos Bulcão.
“Além de proporcionar uma experiência turística inusitada, a exposição pretende ativar a reflexão sobre a cidade, seus traços, sua história e personagens do campo artístico”, comenta Jorge Luiz, do IPCB, organizador da mostra. “O projeto não oferece apenas uma experiência inovadora, mas também promove o turismo interno, estimulando os moradores a redescobrir a beleza e a identidade local.”
Metade das imagens já faziam parte do acervo de Celso Junior, com registros que vêm desde os anos 2010 até os dias atuais. A outra metade foi produzida especialmente para esta exposição, uma homenagem ao céu singular que conquistou o fotógrafo paulista ao longo de seus 20 anos vividos por aqui.
“Saí de uma cidade cinza cercada de arranha-céus e quando enxerguei Brasília me envolvendo com aquele celeste azul límpido e infinito, nunca mais deixei de buscá-lo e minhas fotografias”, relata ele.
Serviço
Exposição Galerias Urbanas – Brasília Azul
Local: Parque da Cidade (Plano Piloto), Águas Claras, Taguatinga, Sobradinho
Data: a partir de 20 de janeiro no Parque da Cidade
Horário: todos os dias, em todos os horários Livre para todos os públicos