Para conter a epidemia de dengue no Distrito Federal, a governadora em exercício Celina Leão (PP) decidiu chamar os 150 agentes de vigilância sanitária aprovados em concurso. Só este ano, já foram registradas 11 mortes, uma média de uma por dia. Celina conversou com o governador Ibaneis Rocha (MDB), que está de férias, e acertou as contratações, com um investimento de R$ 8 milhões por ano.
Além disso, em uma reunião conduzida por Celina, foram definidas outras medidas. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais completas foram preparadas para tratar os casos menos graves de dengue, enquanto os pacientes mais sérios estão sendo encaminhados para UPAs e hospitais devido à alta demanda.
Celina destacou que o governo priorizou o uso de fumacê nas cidades após um estudo técnico, pois a cepa de dengue deste ano está mais forte e agressiva. Ela pediu a colaboração dos cidadãos, mencionando estudos que indicam que 94% dos mosquitos estão dentro das casas. Locais como acumuladores, terrenos baldios, obras paradas e áreas de poda de árvores são propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.