Já pensou em visitar uma exposição **do jeito que você veio ao mundo**? Pois é, em Paris a experiência **é possível e mais do que aderida pelo público.** Cerca de _800 pessoas_ tiveram uma experiência um tanto quanto diferente ao passear pelo Museu Maillol, em Paris. **Visitaram completamente nuas a exposição coletiva Hiper-realismo: isso não é um corpo.** A mostra possui ao todo 30 esculturas realistas espalhadas pela instalação.
Os visitantes ficam nus e se sentem como parte da exposição. Para quem deseja a experiência nua, foram reservados horários exclusivos e, segundo o museu, as vagas para os dias 10, 11 e 17 deste mês esgotaram em tempo recorde.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/img_5365_scaled_cb4da7d28e.jpg)
As esculturas foram dispostas em cinco áreas temáticas, “para realçar como a forma como vemos os nossos corpos têm estado em constante mudança”, diz o texto da apresentação. A proposta é que o espectador se sinta “parte da exposição”, como se seu corpo também fosse uma escultura.
Não foi a primeira vez que visitantes nus chegaram perto das obras: o mesmo aconteceu nas cidades de Liège, na Bélgica, e Lyon, na França. Com exceção do horário de lançamento, quando a imprensa participou. Já nas demais visitas foi proibido filmar ou fotografar.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/mg_1098r_thomas_faverjon_scaled_ec43838e96.jpg)
A exposição, que está na 13ª parada pelo mundo, vai até 5 de março de 2023, e é uma parceria do museu com a Federação Francesa de Naturismo, e a montagem coube à agência belga Tempora e ao Instituto Alemão de Intercâmbio Cultural. Os trabalhos já passaram pelo Museu de Belas Artes de Bilbao em 2016 e desde então por países como Austrália, Azerbaijão e Taiwan.
_Fotos: Divulgação_
**Serviço:**
Ceci n’est pas un corps
Local: Musée Maillol
Endereço: 59-61 Rue de Grenelle, Paris – França
Funcionamento: Domingo a sábado das 10h30 às 18h30
Data: Até 5 de março de 2023
Ingresso: 9-16 euros