A temporada de 2024 da Fórmula 1 (F1) já está batendo à porta, e uma etapa importante é a apresentação dos novos carros. O mais alto nível do automobilismo conta com uma série de regras, mas a cada ano as equipes buscam atingir a perfeição mecânica para entregar as melhores máquinas aos atletas.
Datas das apresentações
Com início da F1 no dia 2 de março, algumas datas de apresentação dos veículos já foram divulgadas, assim como melhoras já certas para o novo campeonato.
A Williams planeja apresentar seu novo carro em 05 de fevereiro, seguida pela Sauber (Stake) que também escolheu a mesma data para o lançamento. A Alpine agendou seu evento para 07 de fevereiro, enquanto a Aston Martin está programada para revelar o possante no dia 11 de fevereiro. A Ferrari seguirá em 13 de fevereiro, e tanto a Mercedes quanto a McLaren planejam a apresentação para o mesmo dia, em 14 de fevereiro.
Por outro lado, as equipes Red Bull Racing, AlphaTauri e Haas ainda não divulgaram suas respectivas datas de lançamento, mantendo o suspense em torno dos eventos que antecedem a temporada.
Novidades dos carros
Apesar do regulamento aparentemente estável, Mercedes e Ferrari precisaram fazer mudanças significativas em seus carros. A homologação de novos chassis se apresenta como um desafio custoso, afetando o teto orçamentário das equipes. No entanto, essa medida permite modificações na geometria da suspensão, algo crucial também para a Red Bull, que busca otimizar ainda mais o desempenho de seu carro.
Além do novo chassi, a suspensão e o redesenho da caixa de câmbio também foram destacados pela Mercedes. Lewis Hamilton, em busca de um ajuste para um melhor controle da traseira, contará com as inovações da equipe.
A McLaren, equipe mais evoluída na F1 em 2023, continua mantendo uma abordagem consistente com a Red Bull. A continuidade no desenvolvimento aerodinâmico posiciona a equipe como uma forte concorrente na busca pelo pódio.
Já a Aston Martin celebra a atualização do câmbio da Mercedes. As melhorias implementadas em 2023 ampliaram a pressão aerodinâmica na traseira do carro, sinalizando um desempenho aprimorado para a temporada vindoura.
A AlphaTauri surge como uma possível surpresa na F1 em 2024, a equipe busca uma relação técnica mais próxima da Red Bull, utilizando peças adquiridas da equipe principal, incluindo o câmbio. Essa associação mais estreita visa potencializar o desempenho da escuderia nas pistas.
Uma análise detalhada de acidentes ocorridos entre maio e junho revelou diferenças notáveis entre Red Bull, Mercedes e Williams. Engenheiros trabalharam para entender os fluxos de ar, antecipando uma evolução significativa na área aerodinâmica.
Por fim, a Red Bull parece ter acertado nas prioridades do novo regulamento. Concorrentes estão atentos para copiar a altura do carro, reconhecida como vital para o desempenho e estabilidade, especialmente no consumo de pneus.