GPS Brasília comscore

Ángela Álvarez, cubana de 95 anos foi revelação no Grammy Latino

Nascida em Cuba, de onde saiu em 1959 para viver nos Estados Unidos, a artista gravou seu primeiro álbum, que leva seu nome, apenas em 2021

Compartilhe:

**Ángela Álvarez** foi a sensação do **Grammy Latino 2022**. A cantora cubana de 95 anos ganhou na categoria **revelação** ao lado da mexicana Silvana Estrada, de 25 anos. O anúncio foi feito na noite dessa quinta-feira, 17, em cerimônia em Las Vegas que contou com apresentação de **Anitta**, **prêmios** para vários artistas **brasileiros**, incluindo as cantoras **Liniker e Ludmilla**, e estrangeiros, como Rosalía e Jorge Drexler, além de **homenagem a Gal Costa**, que morreu no início do mês.

Nascida em **Cuba**, de onde saiu em 1959 para viver nos Estados Unidos, ela gravou seu primeiro álbum, que leva seu nome, apenas em 2021. Disponível em plataformas de _streaming_, o disco traz 15 composições próprias, canções de ninar, e realiza o sonho desta mulher que escreveu sua primeira música aos 14 anos, mas que precisou se dedicar a outros trabalhos. Para sobreviver, ela trabalhou na **colheita** de tomate e também na **limpeza** de escritórios em um banco.

![(Foto: Ángela Álvarez)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Angela_03_Recording_2aac84dc8a.webp)

Ángela é avó do compositor e produtor **Carlos José Álvarez**. Foi ele que a encorajou a se lançar, profissionalmente, na carreira de cantora. Suas músicas eram conhecidas apenas dentro da família – ela é mãe de quatro filhos, tem nove netos e 15 bisnetos.

No palco do Grammy Latino, ela disse que estava dedicando o prêmio _”a Deus e à minha amada pátria, Cuba, que jamais poderei esquecer, e também a todos aqueles que ainda não realizaram o seu sonho.”_

>”Mesmo que a vida seja difícil, sempre há uma saída e com fé e amor poderemos encontrá-la. Garanto que nunca é tarde”, disse ainda Ángela Álvarez em seu discurso. Ela foi muito aplaudida.

![(Foto: Ángela Álvarez)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Angela_Carlos_dedc1ce905.webp)

Depois da **premiação**, ela concedeu uma entrevista **coletiva** e até cantou: _”Pedacito de patria, pedacito de cielo, eres tú mi consuelo, a ti quiero volver y contemplar tus paisajes para extasiarme de nuevo”_.

>”O que sinto é inexplicável”, ela disse. “A música é a linguagem da alma. Podemos entender tantas coisas por meio da música”, ela também disse.

A cantora nunca recebeu uma **formação musical**, e creditou a Deus a qualidade de sua voz.

Últimas

Política