Uma relação de **amizade e profunda ligação com a natureza e com o Sul da Bahia** levaram a exposição _**Natureza Inventada**_, de Carlos Vergara, um dos mais importantes artistas da atualidade, à Galeria Hugo França, em Trancoso.
Esculturas em aço corten, monotipias, gravuras e pinturas para vestir, a mostra apresenta a **multiplicidade** do artista e sua constante reinvenção de linguagem, matérias e técnicas, ao longo de mais de cinco décadas.


Mais do que ocupar o espaço de 300 metros quadrados em meio à mata atlântica, a ideia **insere Trancoso no circuito da arte nacional e internacional**.
Há as monotipias inseridas sobre as formas dos tecidos amassados que fazem parte do universo experimentalista no campo da pintura contemporânea desde os anos 80.

Nas esculturas em aço corten, o artista busca evidenciar a **passagem do tempo**. De uma estrutura pesada e com presença altiva no espaço, a escultura logo se converte em um corpo suscetível a instabilidades.
Por fim, a série de gravuras feitas com os moldes das esculturas revela alguns sentidos, como a simultaneidade entre projeto e acaso.



**Serviço**
**Carlos Vergara – Natureza Inventada**
Abertura: 12 de novembro, às 16h.
Galeria Hugo França – Trancoso (BA)
Visitação: 28 de fevereiro