Já retratado algumas vezes em produções voltadas às telinhas e até telonas, o **casamento** entre a **princesa Diana** e o agora rei **Charles** não era dos mais felizes. Contudo, seguindo as regras **conservadoras** impostas pela realeza inglesa, o **divórcio** não era a opção mais viável — por mais que tenha sido invevitável.
Cercada por **polêmicas** e **traições**, a relação do casal tomava conta dos **tablóides** da época. Um grande marco em toda essa história conturbada foi o que ficou conhecido como _”vestido da vingança”_. Em junho de 1994, Lady Di usou um _look_ inovador em relação ao título da princesa na época: uma peça de **seda preta com ombros à mostra**.


O _revenge dress_ fez sua aparição durante uma festa realizada na mesma noite em que o marido, coroado Rei Charles III, tornou público seu relacionamento com **Camilla Parker-Bowles**, **amante** à época e agora dona do título de **rainha consorte** do Reino Unido.
Na ocasião, enquanto gravava o documentário _Charles: The Private Man, The Public Role_, Charles foi perguntado se havia permanecido **leal** à esposa e a resposta foi a seguinte: _”Sim, com certeza… até que ele se desfez irremediavelmente”_.
Agora, 28 anos depois desse marco, o iten desenhado por **Christina Stambolian** fará história novamente, dessa vez na quinta temporada do drama histórico da **Netflix** _The Crown_, que vai ao ar no dia 9 de novembro.

Em entrevista à _Entertainment Weekly_, a atriz **Elizabeth Debicki** – que assumirá o papel de Diana de Emma Corrin — destacou o vestido como chave para **entender** a personagem. _”Eu realmente não posso explicar isso. É incrível que um vestido represente um momento na história, ou que a vida desse humano represente tanto e se torne tão icônica. Então esse foi um grande dia no set para mim!”_.
A nova temporada da produção baseada em fatos reais será a primeira após a **morte da rainha Elizabeth**. Nela, os fãs poderão acompanhar os **momentos** que a **família real** enfrentou próximas à separação de Charles e Diana, bem como o **acidente fatal** de Lady Di.