GPS Brasília comscore

Dicas para voar na alta temporada em Brasília? Vem, que o GPS te conta

Às vésperas do Ano Novo, o Aeroporto de Brasília projeta uma alta movimentação nos últimos dias de 2023, com previsão de cerca de 42 mil passageiros por dia transitando pelo terminal entre 28 e 29 de dezembro. Ou seja, cerca de 84 mil pessoas devem circular no terminal brasiliense entre esta quinta e sexta-feira. O fluxo mais intenso está programado para ocorrer entre 6h e 10h e entre 18h e 22h.

A procura por voos durante este período concentra-se principalmente em destinos litorâneos, como as praias do Nordeste, Salvador e Recife. Além disso, cidades turísticas como Rio de Janeiro e Belo Horizonte estão entre as preferências dos passageiros.

Por sua vez, a capital, Brasília, também figura como um destino procurado, reconhecida por sua arquitetura singular e vibrante cena cultural.

Antecipando a movimentação no terminal, a Inframerica, administradora do aeroporto, oferece algumas dicas para que os passageiros tenham uma viagem tranquila. 

Veja:

1 – Chegue no aeroporto com pelo menos 2h de antecedência para voos domésticos e 2h30 para voos internacionais.

2 – Para agilizar o processo na fila de raio-x, retire todos os objetos metálicos que estiver carregando – cintos, relógios, chaves, moedas e celulares. Notebooks também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas para inspeção. Vale lembrar que alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, transporte-os em sua bagagem despachada.

3 – Outra dica importante é sobre a quantidade, volume e peso de bagagens de mão. Confirme com a sua companhia aérea as regras para não precisar despachar a bagagem quando estiver embarcando. Este processo pode atrasar o voo.

4 – Os horários de pousos e decolagens podem ser acompanhados pelos monitores espalhados pelo terminal ou pelo site do aeroporto – www.bsb.aero.

5 – Vai viajar para o exterior? Fique atento a validade do seu passaporte, os vistos necessários para viajar para alguns países e as vacinas exigidas.

6 – Para embarcar é necessário apresentar documento com foto. São aceitos: passaportes, carteiras de identidade, carteiras de motoristas e carteiras de trabalho. O documento digital também é aceito.

7 – Fique atento a documentação e a autorização para viajar com menores de 16 anos.

8 – Os objetos esquecidos e perdidos no aeroporto são enviados ao departamento de “Achados e Perdidos” do terminal. A sala fica localizada no piso de desembarque, que funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 00h (intervalos: das 12h às 13h e das 19h às 20h). Após este horário, buscar atendimento no balcão de informações. O telefone de contato é o (61) 3214-6109. Objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas. Caso você esqueça algum item dentro do avião, procure a sua companhia aérea.

9 – Malas e bagagens de mão devem estar sempre acompanhadas de seus donos. Por motivo de segurança, nunca deixe seus pertences desacompanhados.

10 – O conteúdo das malas é de responsabilidade do passageiro. Fique atento, pois transportar objetos de terceiros pode ser um risco.

11 – Em caso de dúvidas, procure os funcionários da Inframerica no balcão de informações ou utilize nossos aerofones​.

12 – Ao optar por transporte por aplicativo ou táxi, preste atenção ao embarcar. O serviço de táxi possui uma área própria e credenciada para o serviço no Aeroporto. Motoristas de aplicativo não abordam passageiros. As corridas devem ser feitas pelo sistema da empresa em seu celular. Confira a placa e o nome do condutor do veículo antes de embarcar. O embarque em transporte por aplicativo é realizado na Praça Pick-up.

13 – Para agilizar o processo de embarque, a Inframerica recomenda que o passageiro realize o check-in de forma on-line, antes de sair de casa. Casa não seja possível, o passageiro pode optar por realizar o check-in nos tótens de autoatendimento ou diretamente com o funcionário em um dos balcões das companhias aéreas;

14 – No site da ANAC (https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/passageiros ) o passageiro encontra seus direitos e deveres e as respostas para as principais dúvidas relacionadas a viagens. Também é possível solucioná-las pelo atendimento eletrônico da agência, via WhatsApp (https://api.whatsapp.com/send?phone=556191554663). O passageiro também encontra sinalizações da ANAC em diversos locais do Aeroporto de Brasília, com o QR Code que leva para o site.

15 – O Aeroporto de Brasília conta com um Posto Médico para atendimento 24h de passageiros e tripulantes em emergências médicas. Ele fica localizado no piso de desembarque, área pública, nos fundos do desembarque internacional, e dispõe de equipe médica capacitada e ambulâncias para remoção para hospitais no DF.

Além disso, o Aeroporto de Brasília disponibiliza informações adicionais sobre direitos e deveres dos passageiros através do site da ANAC e conta com um Posto Médico 24h para atendimento em emergências médicas.

 

Veja também

Advogado Criminalista, Thiago Félix explica por que a posição de …

Estudos internacionais estimam que entre 40% e 70% da variação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.