O terceiro grupo de brasileiros e familiares que conseguiu deixar Gaza e atravessar a fronteira da Palestina já está no Cairo, capital do Egito, à espera do resgate promovido pelo governo do Brasil.
Às 8h20 desta quinta-feira (21), a aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com um carregamento com seis toneladas de purificadores e kits voltaicos, como parte da ajuda humanitária do Brasil à população das áreas de conflito entre a Palestina e Israel.
Os purificadores de água portáteis têm capacidade aproximada de produção, por unidade, de mais de cinco mil litros de água por dia. Segundo Alessandro Candeas, embaixador da representação brasileira em Ramala, a escassez de água potável na Faixa de Gaza é crítica, o que faz com que as pessoas apelem com cada vez mais frequência a fontes salobras ou poluídas.
A expectativa é que nesta sexta-feira (22), a Operação Voltando em Paz realize mais um voo de repatriação de brasileiros e seus parentes, com previsão de chegada às 8h de sábado (23) na Base Aérea de Brasília.
Desde o início do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, em 7 de outubro, a operação desenvolvida pelo Itamaraty com a FAB já resgatou 1.525 brasileiros e palestino-brasileiros da Faixa de Gaza e de cidades israelenses, além de 53 pets.