Na manhã desta quarta-feira (20), o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo realizou uma inspeção nas obras da Sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Ele foi verificar o progresso da execução e garantir o cumprimento do cronograma.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), tem acompanhado de perto o desenvolvimento das obras do complexo cultural do teatro nos últimos dois anos. A expectativa é que a reabertura da Sala Martins Penna ocorra no segundo semestre de 2024.
Segundo Sabo, cerca de 40% das obras já foram concluídas dentro do cronograma físico e financeiro. Ele ressaltou a complexidade do projeto, datado da década de 60, que apresentou desafios estruturais e técnicos significativos. A parceria entre a Novacap e o Iphan tem sido essencial para superar essas questões. A restauração da Sala Martins Penna, um dos espaços mais emblemáticos do teatro, está estimada em R$ 49 milhões, dada sua complexidade e a necessidade de complementação do projeto.
O procurador distrital enfatizou a prioridade do governo em proporcionar acesso à cultura e ao lazer para a população. No entanto, destacou a necessidade de recursos e procedimentos licitatórios para restauração das demais salas do teatro, incluindo a Villa-Lobos, que possui quase mil lugares.
Apesar dos desafios, Sabo ressaltou o cumprimento do cronograma de restauração, enfatizando a atenção especial dada à estrutura, acessibilidade e conforto para os visitantes do teatro.
A visita contou com a presença do secretário de cultura, Cláudio Abrantes, seus subsecretários, o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Rodrigues Leite, e equipe técnica.
O Teatro Nacional está desativado há oito anos e, desde janeiro de 2023, as obras vêm sendo realizadas pela Novacap e Secretaria de Cultura. A PDDC requisitou informações detalhadas sobre o andamento das obras e tratativas para restauração de outros espaços do Teatro Nacional, como a Sala Villa-Lobos, Sala Alberto Nepomuceno e os Foyers.