Mais um encontro que reúne os entusiastas de **carros antigos** e suas intrépides **máquinas**. Desta vez, foi o _Rally do Whisky_, realizado pelo **MG Club do Brasil**, que sacolejou Araraçariguama, na **Grande São Paulo**, até a Fazenda Montanhas do Japi, em Jundiaí, no interior paulista, num percurso de 165 quilômetros.
Esta foi a primeira vez que houve uma prova válida pelo _Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica_ promovido pela FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos). Disputado por quarenta automóveis clássicos de treze marcas diferentes, entre **nacionais** e **estrangeiros**, e mais um da categoria **Turismo**, com menos de trinta anos de fabricação.
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Este ano, o Rally do Whisky também foi diferente por ter sido inteiramente disputado em **rodovias expressas**, sem passagens por estradas **vicinais** ou **secundárias**. _“Foi uma prova com 80% de navegação e 20% de pilotagem”_, afirma Claus Hoppen, piloto da dupla vencedora da Pro. O navegador Luiz Durval discorda. _“Em autoestrada, o piloto tem que saber o que está vindo atrás, o que está à na frente… Esse equilíbrio faz toda a diferença. As rodovias são boas, mas o tráfego é intenso”_.
E foi justamente isso que acrescentou ainda mais **valor** ao Rally. _“Os participantes da Pro usam equipamentos de navegação. Os da Clássicos usam equipamentos originais do carro: velocímetro, hodômetro e só cronômetro de mão. Essa separação por categoria torna o meio de campo competitivo. Fica todo mundo feliz porque um monte de gente é premiada. O campeonato fica acirrado”_, diz Manoel Cintra, diretor esportivo do MG Club do Brasil.
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_“Foi um rally muito bom”_, avalia Fernando Pimentel, presidente do MG Club do Brasil, que foi fundado em 1983 e é aberto a veículos de quaisquer **marcas**. “O tempo ajudou, foi um dia maravilhoso, e conseguimos realizar o que estava planejado para 2020, mas foi inviabilizado pela pandemia de covid-19.”
Como sempre nos passeios cronometrados do **clube, atrativos culturais, históricos e naturais** fizeram parte do **roteiro**, que teve parada em Itatiba para visita à Catedral do Whisky, uma das maiores coleções mundiais de garrafas da bebida, inspiração para o nome da prova, e terminou no bucólico restaurante Montanhas do Japi, localizado em uma fazenda em Jundiaí.
Fundado em 1983, o _MG Club do Brasil_ é um dos mais atuantes clubes de **carros clássicos** do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo carros clássicos de qualquer modelo. O clube organiza raids de regularidade e passeios como as 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Raid de Campos do Jordão e Raid da Serra do Mar.