GPS Brasília comscore

Relatório da LDO viabiliza auxílio-moradia da PM e bombeiros do DF

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024, o deputado Danilo Forte (União-CE), apresentou o texto que será submetido à votação na próxima semana na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Uma mudança significativa alterou o curso das negociações em torno do auxílio-moradia da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (DF). O tema estava previsto na Lei 14.724, que estabeleceu o aumento salarial de 18% para as forças de segurança do DF, mas foi vetado pela Presidência da República.

O texto da LDO 2024 determina que apenas o auxílio-moradia custeado pelo Fundo Constitucional do Distrito Federal poderá ser ajustado no próximo ano. Essa medida foi negociada pela senadora Leila Barros (PDT-DF) com o relator Danilo Forte e a presidente da Comissão Mista de Orçamento, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB).

“Com essa adequação feita no relatório da LDO, resolveremos uma questão levantada pelo Tribunal de Contas da União [TCU] no início do ano. Ficará explícito em uma Lei Federal que o benefício será custeado com recursos do FCDF, que já vem custeando o auxílio moradia desde 2014”, explicou Leila.

O auxílio-moradia foi estabelecido pela Lei nº 10.486/02. Em 2014, o então governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), reajustou os valores por meio de decreto distrital, variando de R$ 283,53 (soldado 2ª classe) a R$ 3.600 (coronel com dependentes).

Em março de 2023, o TCU ordenou a suspensão total do pagamento e a restituição dos valores pagos. De acordo com o entendimento da corte de contas, essa remuneração, que estava em vigor, só poderia ser ajustada se estivesse prevista em uma Lei Federal. Poucos dias após a decisão, o TCU acatou os embargos de declarações da Procuradoria-Geral do DF, revertendo a medida. Assim, os benefícios reajustados permaneceram garantidos até o desfecho do processo em curso.

Durante 2023, a bancada do DF buscou resolver a questão ao aprovar a legislação de recomposição salarial, mas o trecho referente ao auxílio-moradia foi vetado pelo Palácio do Planalto.

O Fundo Constitucional do DF (FCDF) destina recursos para a manutenção das forças de segurança e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Além disso, auxilia financeiramente na execução de programas de saúde e educação na capital federal. Como esses recursos são provenientes da União, todas as modificações e investimentos previstos pelo FCDF precisam ser aprovados pelo Legislativo Federal.

 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

Fotos inéditas contam a história da inauguração da capital federal

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.